Qual é a moral da história?
A moral da história é o que se depreende do texto. Está incluída na sua interpretação. Em termos de forma, se ela for apresentada por escrito está incluída na conclusão, que pode ser considerado um parágrafo final do texto.
Como fazer uma moral da história?
Em fábulas, a moral da história costuma ser colocada em uma única frase incisiva. Procure deixá-la de modo que resuma o problema, a solução e o que deve ser aprendido desta. A simples moral de “A Lebre e a Tartaruga”, por exemplo, é “Nem sempre quem muito corre é o primeiro a chegar”.
O que é a moral da fábula?
A fábula tem caráter educativo e ao final traz um ensinamento, fazendo analogia com o cotidiano. A mensagem educativa é chamada moral da história.
Quais são os exemplos de moral?
Exemplos de valores morais
- Justiça. A justiça é um dos pilares da vida em sociedade e diz respeito àquilo que é devido a cada pessoa por direito. …
- Honestidade. Honestidade é agir de acordo com a verdade e com a sinceridade. …
- Igualdade. …
- Tolerância. …
- Solidariedade.
Qual é a moral da história da fábula do leão e do rato?
Vendo a triste situação em que o Leão se encontrava, roeu as cordas que o prendiam. E foi assim que um ratinho pequenino salvou o Rei dos Animais. Moral da história: Não devemos subestimar os outros.
Qual é a moral da história a tartaruga ea lebre?
Moral da historia… Devagar se vai longe. Podemos verificar também que meio a grande humilhação, a lebre aprendeu que não devemos nos gabar por nossas habilidades e atributos, desdenhando dos demais. Também aprendeu que o excesso de confiança pode ser um obstáculo para alcançarmos nossos objetivos.
Como se faz uma boa fábula?
no início, apresentamos as personagens e a situação; depois, desenvolvemos o texto de forma que as personagens interajam em torno de uma situação; por fim, criamos um final surpreendente, que gere a reflexão dos leitores sobre um ensinamento, uma moral, a qual aparece no final do texto geralmente.
Qual a moral da fábula cigarra e formiga?
A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.
O que quer dizer a palavra moral?
A moral é um conjunto de regras, costumes e formas de pensar de um grupo social, que define o que devemos ou não devemos fazer em sociedade. O termo moral tem origem no latim morales, cujo significado é “relativo aos costumes”. São as regras definidas pela moral que regulam o modo de agir das pessoas.
O que são valores morais exemplos?
O que são valores morais: Por exemplo, quando uma pessoa possui o valor da honestidade, ela procura ser íntegra e franca diante dos acontecimentos da vida. Os valores morais são importantes porque geram uma vida em sociedade mais harmoniosa e justa.
Quais os exemplos de ética?
Exemplos de Ética
- A responsabilidade com a sociedade a partir das práticas profissionais;
- A valorização das relações humanas;
- O respeito aos valores que sustentam a comunidade;
- A reflexão permanente sobre o próprio papel do profissional.
O que a tartaruga nos ensina?
Ela nos ensina que valores como a persistência e a determinação são muito importantes em nossa vida. Mas além da fábula, será que a Tartaruga pode nos ensinar algo mais sobre a Educação Financeira? Talvez sim. A Tartaruga é um animal bem “sui generis” seu modo de vida para nos trazer algumas dicas.
Como trabalhar a fábula A lebre e A tartaruga na educação infantil?
Sugestões de Trabalho
- Disponha as crianças na sala de maneira bem a vontade. …
- Leia para as crianças a fábula. …
- Para ilustrar ainda mais, coloque para as crianças o áudio da fábula para elas ouvirem e imaginarem a história. …
- Apresente a atividade educativa proposta na folha.
Qual a conclusão do texto A Cigarra e a Formiga?
Pensar no amanhã é importante Assim, a cigarra e a formiga aponta para a necessidade de não optarmos pelo imediatismo. Nos leva a querer pensar no dia de amanhã, popularmente falando. Nos deixa longe do acaso e de esperar pelo que quer que esteja reservado.