Qual a origem do vírus da febre amarela?
A doença teve origem em África, de onde se espalhou para a América do Sul através do comércio de escravos no século XVII. Desde então que têm ocorrido vários surtos da doença na América, em África e na Europa. Nos séculos século XVIII e século XIX, a febre amarela era uma das mais perigosas doenças infeciosas.
Onde surgiu o primeiro caso de febre amarela no mundo?
Durante séculos, a febre amarela foi um grande desafio à medicina. A origem do vírus causador – um arbovírus do gênero Flavivirus – data de cerca de 3 mil anos, na África, continente que concentra 90% dos 200 mil casos anuais da doença – o restante localiza-se em regiões da América do Sul e Central.
Por que a febre amarela tem esse nome?
A febre amarela é uma doença hemorrágica viral aguda. O nome “amarela” refere-se à icterícia que afeta alguns pacientes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a febre amarela é endêmica em 47 países (34 da África e 13 da América Central e do Sul).
Como era transmitida a febre amarela?
A febre amarela silvestre é transmitida através da picada de mosquitos Haemagogus, que vivem em matas e vegetações. Quando o mosquito infectado pica um macaco, o mesmo adoece e torna-se uma fonte de transmissão do vírus para outros mosquitos.
Qual é o nome científico do vírus da febre amarela?
O Vírus da febre amarela é o principal exemplo da família dos flavivírus, e o responsável por seu nome (flavus é amarelo em latim)….Vírus da febre amarela.
Grupo: | Grupo IV ((+)ssRNA) |
---|---|
Família: | Flaviviridae |
Género: | Flavivirus |
Espécie: | Vírus da Febre Amarela |
Quem descobriu a febre amarela no mundo?
O primeiro relato internacional que contestava a idéia de febre amarela como doença contagiosa foi feito por um médico da Ilha de Cuba, Juan Carlos Finlay , em 1881.
Qual o país mais atingido pela febre amarela?
Nos últimos 31 anos do século XX, cobrindo o período de 1970-2000 e mais o ano de 2001 foram notificados 4.543 casos de febre amarela na América do Sul (Figura 2), todos da forma silvestre. O Peru, com 2.341 casos (51,5%) e a Bolívia com 912 casos (20,1%) são os dois países que mais reportaram casos.
Que significa o nome em parênteses após o gênero stegomyia?
Os antigos táxons Aedes (Stegomyia)aegypti e Aedes (Stegomyia)albopictus, por exemplo, mudaram para Stegomyia aegypti e Stegomyia albopicta, respectivamente. (O nome entre parêntesis, sempre com letra inicial maiúscula, indica o subgênero de cada espécie.
Qual é a forma de transmissão?
A principal forma de transmissão do Coronavírus é no contato interpessoal. Por meio de espirros, tosse ou até mesmo a fala, pessoas infectadas expelem gotículas que contêm o vírus. Essas pequenas gotas são infectantes se inaladas ou em contato com mucosas, por exemplo do nariz e da boca.
Como é transmitida a raiva ea febre amarela?
Seu ciclo de transmissão pode ser urbano ou silvestre, sendo que este último envolve primatas não humanos e mosquitos silvestres. A Raiva também tem como agente etiológico um vírus, sua transmissão se dá através da mordedura, arranhadura ou lambedura de animais infectados.
Qual o nome do vírus que provoca a febre amarela?
A febre amarela silvestre ocorre, principalmente, por intermédio de mosquitos do gênero Haemagogus. Uma vez infectado em área silvestre, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o Aedes aegypti (também vetor do dengue), principal transmissor da febre amarela urbana.
Qual é o nome científico da gripe?
A gripe, gripe comum ou influenza é uma doença causada por vírus que gera uma inflamação no sistema respiratório. O nome científico do vírus da gripe é Myxovirus influenzae. Ela é a doença respiratória mais comum nos seres humanos, a qual afeta anualmente grande parte da população mundial.
Qual foi a vacina que Oswaldo Cruz criou?
varíola bovina
No final do século XIX, já se produzia a vacina desidratada, a partir do vírus da varíola bovina. Foi este o método trazido da França por Oswaldo Cruz. A aplicação era feita no braço, por meio de arranhões com lancetas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou a campanha de erradicação da varíola.
Quem comprovou que a febre amarela não era infecciosa?
foi que, enquanto a comissão do exército norte-americano em Cuba apenas comprovou a transmissão da doença através do mosquito, Lutz demonstrou a não contagiosidade da febre amarela através do vômito, fezes e roupas usadas pelos doentes.”