Quando e onde ocorreu a Inconfidência Mineira?


Shane Medley04Jul2025

A Inconfidência Mineira, também chamada de Conjuração Mineira, foi a conspiração de uma pequena elite de Vila Rica – atual Ouro Preto (MG) -, ocorrida em 1789, contra o domínio português.





Em que ano se iniciou a Conjuração Mineira?

1789
A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, foi uma tentativa de revolta abortada pelo governo em 1789, em pleno ciclo do ouro, na então capitania de Minas Gerais, no Brasil, contra, entre outros motivos, a execução da derrama e o domínio português.

O que aconteceu em Minas Gerais em 1789?

A Inconfidência Mineira, ou Conjuração Mineira, é como ficou conhecida a revolta de caráter separatista que estava sendo organizada na capitania das Minas Gerais no final do século XVIII. … Tiradentes foi um dos envolvidos nessa revolta.



Qual foi o objetivo da Inconfidência Mineira?

A Inconfidência Mineira ou Conjuração Mineira foi um movimento de caráter separatista que ocorreu na então capitania de Minas Gerais em 1789. O objetivo era proclamar uma República independente, criar uma universidade e abolir dívidas junto à Fazenda Real.

Quanto tempo durou a Inconfidência Mineira?

Em 18 de maio de 1789, começou a correr a notícia de que a conspiração havia sido denunciada e que todos os envolvidos estavam em perigo. O julgamento dos presos estendeu-se por três anos. Entre eles, estava Tiradentes, que foi preso quando estava no Rio de Janeiro.



Quem foram os participantes da Inconfidência Mineira?

Os principais nomes foram: Tomás Antônio Gonzaga, Cláudio Manuel da Costa, Joaquim José da Silva Xavier (o Tiradentes), padre Carlos Correia de Toledo, coronel Francisco Antônio de Oliveira Lopes e o coronel José Silvério dos Reis, que viria a ser o delator de seus companheiros.

Porque se comemora o dia 21 de abril?

No dia 21 de abril, comemorase o Dia de Tiradentes. O feriado faz alusão à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira.





Por que Tiradentes foi o único a pagar com a vida pela Conjuração de 1789?

Porque, entre aqueles que se rebelaram contra o domínio português, em 1779, Tiradentes era o de classe mais baixa (mas não era pobre. Ele tinha 43 jazidas de ouro). Além disso, foi o único que havia feito propaganda aberta do movimento.

Por que a Conjuração Mineira fracassou?

A relação entre colonos e a Coroa nunca foi boa, mas, ao longo do século XVIII, ela foi piorando à medida que os impostos aumentavam. Ao longo desse século, diversas revoltas aconteceram naquela capitania, e, a partir da década de 1750, a situação agravou-se porque a política fiscal de Portugal tornou-se mais rigorosa.



Quais os objetivos da Inconfidência Mineira e da Conjuração Baiana?

Entre as diferenças, podemos observar a orientação dos movimentos, a Inconfidência Mineira foi um movimento elitista, já a conjuração Baiana tinha um caráter popular; na Bahia falava-se em abolição da escravidão, algo que não era cogitado pelos inconfidentes de minas.

Qual foi a Inconfidência que deu certo?

A Inconfidência Mineira não foi o único movimento de revolta e insatisfação dos colonos contra a Coroa portuguesa, mas, com certeza, foi um dos mais importantes — apesar de não ter sequer sido iniciado.





Por que a Conjuração Mineira não se concretizou?

No começo daquele século, algumas revoltas já tinham acontecido em Minas Gerais, mas ainda não tinham tido o caráter separatista que a Inconfidência Mineira teve. A relação que já era ruim piorou quando os portugueses resolveram tornar mais rígida a política fiscal (cobrança de impostos) para Minas Gerais.

Quais foram os principais líderes da Inconfidência Mineira?

Joaquim José da Silva Xavier
Liderado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier, popularmente conhecido por Tiradentes, o grupo era formado pelos poetas: Tomás Antonio de Gonzaga e Cláudio Manuel da Costa, o proprietário de mina Inácio de Alvarenga e o padre Rolim, entre outros que representavam a elite mineira.



Quem foi o líder da Conjuração Mineira?

Joaquim José da Silva Xavier
Joaquim José da Silva Xavier, que ficaria conhecido como Tiradentes, nasceu no dia 12 de Novembro de 1746 na cidade de Pombal, no estado de Minas Gerais. Ele foi o quarto dos nove filhos que os seus pais tiveram.











Subscribr Now

Get All New Job Notification