Que são chinampas *?
Os chinampas (em náhuatl, chinamitl = muro ou cerca de juncos e apam = terreno plano), também chamados de canteiros elevados ou flutuantes, são sistemas agrícolas tradicionais construídos por povos mesoamericanos em áreas alagadas.
O que são as chinampas é de que civilização Pré-colombiana faz parte?
O cultivo agrícola dos astecas era considerado muito próspero, e os historiadores atribuem isso à técnica de cultivo utilizada: as chinampas. Nessa técnica, os astecas desenvolviam ilhas artificiais nos canais do lago Texcoco utilizando material orgânico do fundo do lago.
Como os astecas faziam as chinampas?
A construção das chinampas (nome dado a esses jardins) era feita nos lugares mais rasos dos lagos. Os astecas demarcavam o local das futuras chinampas com estacas e juncos, enchiam-nos com lodo extraído do fundo do lago e misturavam com um tipo de vegetação aquática que flutuava no lago.
O que é uma Chinampa e qual Povo desenvolveu essa técnica?
As chinampas eram ilhas artificiais construídas com matéria orgânica que eram colocadas para flutuar sobre o lago Texcoco. Essa técnica possibilitou elevar a produção agrícola dos astecas, ao ponto de conseguirem alimentar uma população superior a 200 mil habitantes, dos que viviam somente em Tenochtitlán.
Como fazer uma chinampa?
O processo de criação das chinampas é complexo. Primeiro, é preciso escolher uma área na parte rasa do lago. Depois, o território é demarcado e a ilha em si é montada como um sanduíche: com uma mistura de lodo do fundo do lago e da vegetação da superfície colocada em cima de uma estrutura de galhos de zimbro.
Qual é a religião dos astecas?
A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.
O que eram e qual a importância das chinampas entre os astecas e a importância dos terraços e estradas para os incas?
Pelo fato de a capital asteca ter sido construída em uma ilha, havia pouco espaço para o desenvolvimento da agricultura. Para solucionar isso, os astecas criaram ilhas artificiais – as chinampas – que flutuavam sobre as águas do lago Texcoco e onde eram cultivadas as plantações.
Onde se localizam as civilizações astecas?
O povo asteca vivia na região da Mesoamérica e sua capital Tenochtitlán existia onde atualmente fica a Cidade do México. Os astecas tiveram um poder centralizado até o ano de 1521.
Como o cacau era usado pelos maias e astecas?
Os povos conquistados, como tributo, deram sementes de cacau aos vencedores, antevendo assim uma utilização do cacau, passando este a ser consumido em regiões onde não podia ser cultivado. Os Astecas assumiram o mesmo hábito dos Maias no uso das sementes de cacau: como moeda de troca e como matéria-prima.
Como construir uma chinampa?
O processo de criação das chinampas é complexo. Primeiro, é preciso escolher uma área na parte rasa do lago. Depois, o território é demarcado e a ilha em si é montada como um sanduíche: com uma mistura de lodo do fundo do lago e da vegetação da superfície colocada em cima de uma estrutura de galhos de zimbro.
Qual a técnica utilizada pelos astecas?
Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.
Qual é o principal deus asteca?
Quetzalcóatl
Quetzalcóatl é uma divindade das culturas de Mesoamérica, em especial da cultura asteca, também venerada pelos toltecas e maias. É considerada por alguns pesquisadores como a principal dentro do panteão desta cultura pré-hispânica.
Como era a religião dos incas e astecas?
Assim como os Incas e os Maias, os astecas eram politeístas (acreditavam em vários deuses). Seus principais deuses eram ligados ao ciclo solar ou atividade agrícola. Realizavam culto aos deuses com sacrifícios humanos – era bastante normal esses sacrifícios diariamente.
Qual a importância das ilhas artificiais para os astecas?
Para solucionar isso, os astecas criaram ilhas artificiais – as chinampas – que flutuavam sobre as águas do lago Texcoco e onde eram cultivadas as plantações. Essas ilhas eram construídas com o uso de material orgânico e possibilitaram a grande diversidade da alimentação asteca.