Qual o conceito de fusão nuclear?


Nick Rivera01Dec2025

A fusão nuclear é um processo em que dois núcleos se combinam para formar um único núcleo, mais pesado. Um exemplo importante de reações de fusão é o processo de produção de energia no sol, e das bombas termonucleares (bomba de hidrogênio).





O que é fusão nuclear e quais suas aplicações?

A fusão nuclear é a junção de núcleos atômicos, produzindo um núcleo de maior número atômico que os originais. Esse processo também libera muita energia: toda a energia do Sol é proveniente de reações de fusão nuclear. Não somente no Sol, mas em todas as estrelas do universo.

Como ocorre o processo de fusão nuclear?

Fusão Nuclear é a união de pequenos núcleos atômicos, que formarão um núcleo maior e mais estável. Essa é a fonte de energia e vida das estrelas; um exemplo é o Sol: em seu núcleo ocorrem reações de fusão de hidrogênios originando núcleos de hélio.



Em que é usada a fusão nuclear?

A fissão nuclear já é utilizada para produção de energia, mesmo que não seja uma forma limpa de produção, já, que após a fissão, elementos radioativos são gerados. Um exemplo de elementos perigosos gerados após a fissão é o bário. Bombas nucleares funcionam por meio do processo de fissão.

Como ocorre a fusão nuclear Brainly?

A fusão nuclear é um processo no qual dois ou mais núcleos leves e estáveis unem-se pela ação de grandes pressões, velocidades ou temperaturas extremas. Essas condições são atingidas, por exemplo, no interior dos núcleos das estrelas ou durante reações nucleares artificiais, como nos casos das ogivas nucleares.



Quais as vantagens da fusão nuclear?

A fusão nuclear controlada proporcionaria uma fonte de energia alternativa relativamente barata para a produção de eletricidade e contribuiria para poupar as reservas de combustíveis fósseis como o petróleo, o gás natural e o carvão, que decrescem rapidamente.

O que é fusão e fusão nuclear?

Fissão Nuclear e Fusão Nuclear A fissão nuclear do urânio pode liberar a energia de 8.107 kJ/g. A fusão nuclear é o processo contrário ao da fissão. Ao invés de dividir o núcleo do átomo, ocorre a junção do núcleo de dois ou mais átomos. A reação mais comum é a união de dois isótopos do elemento hidrogênio (H).





Quais são as aplicações da fissão nuclear?

Aplicações da fissão nuclear

  • Como combustível em reatores nucleares, em usinas nucleares, para a produção de energia elétrica a partir da energia liberada pela fissão;
  • Combustível para submarinos nucleares;
  • Para fins bélicos, especialmente na produção de bombas atômicas, arma que apresenta um grande poder de destruição.

Como ocorre a fusão nuclear no interior do Sol?

No sol, onde a fusão nuclear ocorre naturalmente, os núcleos de tipos de gás hidrogênio se fundem formando o gás hélio e mais uma partícula atômica chamada nêutron. Nesse processo se perde uma pequena quantidade de massa que se converte em enorme quantidade de energia.



Onde ocorre a fusão nuclear de modo natural?

É importante destacar que a fusão nuclear não acontece de maneira natural na Terra, pois sua ocorrência necessita de uma quantidade enorme de energia. Ou seja, isso acontece em corpos celestes presentes no espaço como o Sol, as estrelas e as explosões estelares.

Onde se usa a fissão nuclear no Brasil?

O segundo exemplo é o uso da fissão nuclear para a geração de energia em Usinas Nucleares. Esse é um caso de reação em cadeia controlada em que a colossal quantidade de energia liberada na reação é aproveitada como fonte de calor para ferver a água.





Como ocorre a fissão nuclear Brainly?

A fissão nuclear ocorre quando um núcleo instável desintegra-se em núcleos menores, produzindo uma reação em cadeia que libera muita energia. Fissão nuclear é um processo natural que consiste no decaimento de núcleos atômicos instáveis em núcleos atômicos menores por meio da captura de nêutrons lentos.

Quais são as vantagens e as desvantagens da usina nuclear?

Vantagens e desvantagens da energia nuclear

  • Nível menor de poluição atmosférica. …
  • Opção para países com poucos recursos hídricos. …
  • Disponibilidade do combustível. …
  • Imenso poder energético. …
  • Área para construção reduzida. …
  • Risco de acidente nuclear. …
  • Poluição térmica. …
  • Lixo nuclear.

23 de dez. de 2020



Quais as desvantagens que ocorre com a fusão nuclear?

A fusão é o mesmo processo que acontece no Sol, e exige calor e pressão extremos, sendo muito mais difícil de controlar do que a fissão. Mas o processo não gera o lixo radioativo produzido pelos reatores de fissão, que é um dos principais problemas atravancando o uso de energiar nuclear atualmente.











Subscribr Now

Get All New Job Notification