Qual a história do direito dos idosos?


Stacia White03Dec2025

Criado pela Lei 10.741, em 1º de outubro de 2003, quando o Brasil tinha 15 milhões de idosos, o estatuto trouxe, de forma inédita, princípios da proteção integral e da prioridade absoluta às pessoas com mais de 60 anos e regulou direitos específicos para essa população.





Que direitos os idosos adquiriram com o passar do tempo?

Veja, a seguir, os principais aspectos que beneficiam as pessoas a partir dos 60 anos!

  • Atendimento preferencial. …
  • Medicamentos gratuitos. …
  • Transporte público. …
  • Isenção de pagamento de IPTU. …
  • Pensão alimentícia. …
  • Tramitação de processos na justiça.

22 de jun. de 2020

Como era os direitos dos idosos no Brasil?

Direito ao respeito: inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral do idoso; Direito à moradia digna: com sua família ou em instituição pública ou privada; Direito à gratuidade de medicamentos, próteses e quaisquer recursos relativos a tratamento, habilitação ou reabilitação do idoso, em esferas públicas.



Quando teve início o Estatuto do Idoso?

A garantia desses direitos está determinada na legislação com o advento do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741, de 1o de outubro de 2003 –, considerada uma das maiores conquistas da população idosa brasileira.

Quem fez a lei do Estatuto do Idoso?

senador Paulo Paim
O projeto que criou o Estatuto do Idoso, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), foi aprovado por unanimidade, tanto pelo Senado Federal, no dia 23 de setembro, quanto pela Câmara dos Deputados, no dia 21 de agosto.



Qual foi o objetivo da criação do Estatuto do Idoso?

Nesse sentido, o Estatuto do Idoso é uma Lei Federal, de nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, isto é, uma Lei Orgânica do Estado Brasileiro destinada a regulamentar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos que vivem no país.

Quais são os direitos do idoso a partir de 60 anos?

6 direitos e gratuidades para pessoas com 60 anos ou mais

  1. Gratuidade no transporte público e interestadual. …
  2. Isenção no IPTU. …
  3. Limite de reajuste em planos de saúde. …
  4. Meia entrada em atividades esportivas, artísticas e culturais. …
  5. Prioridade em processos judiciais. …
  6. Prioridade em programas habitacionais.

4 de jan. de 2022





Quais os direitos dos idosos acima de 80 anos?

No Estatuto é assegurado ao idoso, em um nível elevado de proteção, o direito a saúde física e mental e o pleno exercício da vida moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade [7].

Como eram tratados os idosos antigamente no Brasil?

Aqueles que viveram na década de 40 foram tratados com respeito, mas os idosos mais fracos eram considerados um fardo, ignorados e até mortos. Nos tempos antigos, a palavra “idoso” era aplicada não de acordo com a idade, mas com a perda de habilidade para executar tarefas úteis.



Como era a vida dos idosos antigamente?

Nas sociedades primitivas, os velhos eram objetos de veneração. Os jovens a eles recorriam em busca de seus conselhos, eram respeitados e lhes confiavam negócios. … Em geral, as sociedades da antigüidade, consideravam o estado de velhice dignificante e adotavam como sábio aquele que atingia essa etapa.

Quando foi criada a Política Nacional do Idoso?

4 de janeiro de 1994
Lei no 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília: MPAS, 1994. ______. Decreto no 6.800, de 18 de março de 2009.





Quem foi o autor do Estatuto do Idoso?

O Estatuto do idoso, de iniciativa do Projeto de lei nº 3.561 de 1997 é de autoria do então deputado federal Paulo Paim, foi fruto da organização e mobilização dos aposentados, pensionistas e idosos vinculados à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (COBAP), resultado de uma grande conquista para a …

Por que foi necessário a criação do Estatuto do Idoso lei 10.741 2003?

O que é o Estatuto do Idoso Instituído pela Lei 10.741 em outubro de 2003, o Estatuto do Idoso visa a garantia dos direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos (art. 1º). Aborda, assim, questões familaires, de saúde, disciriminação e violência contra o idoso.



Quais os dois objetivos principais do Estatuto do Idoso?

O Estatuto do Idoso tem como objetivo promover a inclusão social e garantir os direitos desses cidadãos uma vez que essa parcela da população brasileira se encontra desprotegida, apesar de as estatísticas indicarem a importância de políticas públicas devido ao grande número de pessoas com mais de 60 anos no Brasil.











Subscribr Now

Get All New Job Notification