Que são microrganismos Psicrotróficos?
Microrganismos psicrotróficos são deteriorantes que apresentam capacidade de multiplicação em temperatura de refrigera- ção (entre 0 e 7 ºC), independentemente da sua temperatura ótima de multiplicação (AL- MEIDA et al., 2000; SANTANA et al., 2001; FAIRBAIRN & LAW, 1986; SORHAUG & STEPANIAK, 1997).
Quais são as bactérias Psicrotróficas?
Os principais gêneros de bactérias psicrotróficas que contaminam o leite são não-patogênicos, como, por exemplo, Pseudomonas, Aeromonas, Chromobacterium, Flavobacterium, Lactobacillus, Arthrobacter.
O que são bactérias termófilos e Psicrotróficos?
As psicrotróficas, por definição, são aquelas capazes de se multiplicar em baixas temperaturas (≤ 7ºC), independente de sua temperatura ótima de crescimento. Já as termodúricas correspondem ao grupo de bactérias capazes de resistir ao processo térmico de pasteurização.
Quais microrganismos são representantes dos Termodúricos?
Os psicrotróficos termodúricos são representados pelos gêneros Arthrobacter, Microbacterium, Streptococcus, Corynebacterium, Clostridium e principalmente pelo gênero Bacillus spp.
O que são bactérias Psicrotróficas e os problemas gerados?
As bactérias psicrotróficas crescem em alimentos sob refrigeração entre 0 a 7°C e têm gerado muitos problemas associados aos alimentos conservados em cadeia de frio, como carnes e leites, principalmente pela capacidade de produzirem enzimas proteolíticas e lipolíticas.
O que são bactérias Psicrotróficas é porque as bactérias podem afetar a qualidade do leite UHT?
As bactérias psicrotróficas são micro-organismos deteriorantes que apresentam capacidade de multiplicação mesmo em temperatura de refrigeração. Consequentemente, mantêm seu potencial deteriorante em baixas temperaturas, comprometendo a eficiência da refrigeração como método de conservação do leite.
Quais bactérias Psicrotróficas que causam doenças alimentares e podem se desenvolver em alimentos refrigerados?
Devido à ampla adoção da refrigeração na cadeia produtora de leite, as bactérias psicrotróficas Gram-negativas Pseudomonas, Alcaligenes, Flavobacterium e algumas Enterobacteriaceae predominam nesse processo.
Quais são as enzimas produzidas pelos Psicrotróficos e suas características?
Já as proteases produzidas pelos psicrotróficos são geralmente metaloproteinases, isto é, precisam de um íon como o cálcio para atingir sua atividade ótima. Sua atividade é similar à da quimosina, empregada na coagulação do leite e que atua na κ-caseína, provocando a desestabilização das micelas de caseína.
O que são microrganismos psicrófilos mesófilos e termófilos?
– Psicrófilos são microrganismos que crescem em baixas temperaturas. – Mesófilos são microrganismos que crescem em temperatura ambiente. – Termófilos são microrganismos que crescem em altas temperaturas.
O que são microrganismos Psicrotróficos mesófilos e termófilos?
E, de acordo com o seu ótimo, podemos classificar os microrganismos como termófilos, cujo ótimo se localiza em torno de 60°C; psicrófilos, ótimo em 10°C; mesófilas, ótimo está entre 20 e 40°C; e psicrotróficos, temperatura ótima entre 25 e 30°C, mas crescem sob refrigeração.
O que são microrganismos Halófilos e Osmofílicos?
a) Microrganismos osmofílicos, que necessitam, para se desenvolver, de ambientes com elevada concentração de açúcar; b) Microrganismos halofílicos, que necessitam, para se desenvolver, de ambientes com elevada concentração salina.
Qual é o nome dos microrganismos que participam da produção do queijo?
As principais estirpes são: Lactococcus lactis, Streptococcus thermophilus, Lactobacillus helveticus e Lactobacillus delbrueckii.
O que são bactérias Psicrotróficas quais são os problemas Indústrias associados à presença dessas bactérias?
As bactérias psicrotróficas crescem em alimentos sob refrigeração entre 0 a 7°C e têm gerado muitos problemas associados aos alimentos conservados em cadeia de frio, como carnes e leites, principalmente pela capacidade de produzirem enzimas proteolíticas e lipolíticas.
Quais as alterações geradas no leite pela presença de Mo psicrófilos?
As principais bactérias psicrófilas são: Pseudomonas fluorescens, Bacillus subtilis, Bacillus cereus e Listeria monocytogenes que quando ingeridas por consumidores podem apresentar sintomas como: infecção, dor abdominal, diarréia, náuseas e vômitos.