Quando é o Festival do Sairé?
A Festa do Sairé acontece todos os anos Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém (PA) sempre no mês de Setembro, durando cinco dias, começando em uma quinta-fera e terminando em uma segunda-feira. O efetivo período varia a cada ano.
Vai ter Sairé?
Durante reunião na noite de terça-feira (16) entre Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e lideranças da vila de Alter Chão, em Santarém, oeste do Pará, foram as datas de realização do Sairé para quatro anos (2021 a 2024).
Qual a festa do Boto Cor-de-rosa?
O Festival dos Botos, como a festa também é conhecida, começou em 1997, quando a disputa foi incluída no Sairé, festa religiosa, pelos moradores de Alter do Chão, na época, uma vila. A partir de 1998, os botos passaram a se apresentar em um espaço próprio, o “Sairódromo” – onde a festa é realizada até hoje.
Qual é a origem da festa do Sairé Alter do Chão?
Sairé foi criado pelos índios como forma de agradecimento e homenagem aos portugueses, que colonizaram o Médio e Baixo Amazonas. … Os índios teriam confeccionado o Sairé imitando os escudos usados pelos colonizadores, incluindo as cruzes que simbolizam o mistério da Santíssima Trindade.
Como é a festa da Marujada?
A Festa da Marujada, é tradicionalmente conhecida na região, pela diversificação da cultural popular, distribuída em diversos ritmos, como dança do bagre, retumbão e festas dançantes diariamente. Há também, um símbolo do evento, que chamamos de mastro, que normalmente é erguido no inicio e retirado ao termino da festa.
Qual o significado de saire?
substantivo masculino [Regionalismo: Amazônia] Espécie de cesto de cipó, feito em semicírculo e levado como andor por mulheres índias, ao som da música, em certas festas religiosas. Essa festa e dança popular. Etimologia (origem da palavra sairé). Do tupi sairé.
Qual a lenda mais famosa do Pará?
O curupira é uma das lendas mais famosas do folclore brasileiro e é conhecido como protetor da floresta. Curupira é o nome de um personagem do folclore brasileiro que surgiu entre os povos indígenas.
Porque o boto cor-de-rosa engravida as mulheres?
Diz a lenda que em noite de lua cheia o boto sai do rio, se transforma em um homem bonito e sedutor, lança seus encantos sobre uma moça da região, a engravida e depois volta pro rio.
Como surgiu o Sairé?
A introdução do Sairé em Alter do Chão foi feita pelo padre jesuíta italiano João Maria Gorzoni, no século XVII, ensinando os índios a fabricar e tocar instrumentos musicais. Aos poucos, o evento foi incorporando outros elementos e sofrendo modificações.
Qual a origem da palavra Sairé?
Significado de Sairé substantivo masculino [Regionalismo: Amazônia] Espécie de cesto de cipó, feito em semicírculo e levado como andor por mulheres índias, ao som da música, em certas festas religiosas. Essa festa e dança popular. Etimologia (origem da palavra sairé). Do tupi sairé.
Qual é a característica da dança Marujada?
A coreografia é composta por movimentos que imitam o balanço das ondas do mar. A marujada surgiu em Portugal, como comemoração às conquistas das terras encontradas por meio das navegações ultramarinas dos séculos XVI e XVII. Retrata a vida difícil dos marujos as longas travessias oceânicas daquela época.
Que tipo de bens a festa da Marujada representa?
A Marujada é reconhecida como Patrimônio Cultural e Artístico do Estado do Pará, desde 2009, através da lei nº 7330. O reconhecimento como patrimônio cultural pode traduzir a valorização dessa manifestação cultural como parte da reafirmação da identidade cultural dos bragantinos.
O que significa o arco do Sairé?
Arco do Sairé – é um semicírculo, adornado com fitas e flores coloridas. O arco tem três cruzes centrais, que representam a Santíssima Trindade (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) e uma cruz na extremidade que representa a junção das três pessoas da Santíssima Trindade, em um só Deus.
Qual a diferença entre o Caipora e o Curupira?
Curupira e Caipora São a Mesma Coisa? Uma dúvida que aparece bastante quando o assunto é a lenda do Curupira é se ele seria o mesmo que Caipora. A resposta para essa pergunta é sim e não, pois para alguns povos, ambos os nomes se referem ao ser de pés virados que vive floresta adentro.