Qual o conceito de coccidioidomicose?


Isaac Wong13Jul2025

Coccidioidomicose é uma micose sistêmica, de evolução aguda ou crônica, restrita a regiões secas do continente americano. Essa doença acomete os pulmões, podendo se apresentar como infecção respiratória leve, pneumonia adquirida na comunidade (PAC) ou quadro semelhante à tuberculose.





Como se pega coccidioidomicose?

A coccidioidomicose é adquirida pela inalação de esporos. Os esporos estão presentes no solo e podem ser transportados pelo ar, quando a terra é mexida, e viajar a favor do vento.

Quais são os sintomas da histoplasmose?

Na histoplasmose aguda ou epidêmica, os sintomas são febre alta, tosse, astenia, dor retroesternal, acompanhados de aumento dos linfonodos cervicais, fígado e do baço.



Quais são as formas clínicas da coccidioidomicose?

A coccidioidomicose manifesta-se sob três formas clínicas principais: forma pulmonar primária; forma pulmonar progressiva e forma disseminada. A mais frequente apresentação da coccidioidomicose caracteriza-se por manifestações pulmonares que geralmente surgem de uma a três semanas após a exposição ao fungo.

Qual o agente causador da doença coccidioidomicose?

Coccidioidomicose é uma doença pulmonar ou hematogênica causada pelo fungo Coccidioides immitis e C. posadasii; geralmente ocorrendo como uma infecção respiratória aguda, benigna, assintomática, ou autolimitada.



Qual o agente causador da aspergilose?

A aspergilose é causada por um fungo filamentoso e saprófito, do gênero Aspergillus, com destaque para a espécie patogênica Aspergillus fumigatus, responsável pela ocorrência de cerca de 90% dos casos. Outras espécies, como A. flavus, A. niger, A.

O que é um abscesso no pulmão?

Abscesso pulmonar é a infecção necrosante caracterizada por lesão cavitária preenchida por pus. É quase sempre causado por aspiração de secreções orais por pacientes que têm comprometimento do nível de consciência. Os sintomas são tosse persistente, febre, sudorese e perda ponderal.





Como se tratar histoplasmose?

O tratamento da histoplasmose é feito por meio do uso de medicamentos antifúngicos, que acabam por matar o fungo e seus esporos progressivamente. Além disso, são medicamentos utilizados que aliviam os sintomas causados pela doença, como a febre e as dores musculares.

O que é histoplasmose quais os sintomas e como pode ser tratada?

A histoplasmose é adquirida pela inalação de esporos do fungo. A maioria das pessoas não tem sintomas, mas algumas se sentem doentes e têm febre e tosse, às vezes com dificuldade de respiração. Por vezes, a infecção se espalha, causando o aumento do fígado, baço e linfonodos e dano a outros órgãos.



O que é presença de hifas hialinas Septadas?

As hifas septadas são estruturas características de alguns fungos que os são agentes causadores de micoses como em lesões superficiais na pele e unhas, ou ainda, doenças no organismo (sistêmicas).

Qual é o agente etiológico da histoplasmose?

A histoplasmose é uma infecção fúngica sistêmica que pode se apresentar desde uma infecção assintomática até a forma de doença disseminada com evolui para óbito. Quais as causas da Histoplasmose? A histoplasmose é causada por fungos dimórficos da espécie Histoplasma capsulatum.





Qual a patogenia da esporotricose?

Esporotricose é uma infecção cutânea causada pelo fungo saprófita Sporothrix schenckii. Envolvimento pulmonar e hematogênico é incomum. Os sintomas consistem em nódulos subcutâneos que se disseminam por via linfática e evoluem para abscessos e úlceras. O diagnóstico é por cultura.

O que causa o Aspergillus?

Aspergilose é uma infecção oportunista causada por esporos inalados do fungo Aspergillus, comumente presente no ambiente; os esporos germinam e se transformam em hifas. que entram nos vasos sanguíneos e, com doença invasiva, causam necrose hemorrágica e infarto.



Como tratar abscesso pulmonar?

O tratamento padrão do abscesso pulmonar é realizado com clindamicina, 600 mg, IV, a cada 8 horas, seguido por 150 a 300 mg, VO, quatro vezes por dia. Outros antibióticos comumente administrados são amoxicilina associada a clavulanato, ampicilina em combinação com sulbactam, cefalosporinas e fluoroquinolonas.











Subscribr Now

Get All New Job Notification