Qual é a definição da Educação Física?
Desse modo, a Educação Física passou a ser definida como um “processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem-estar” (Dr. Valdir Barbanti, em “O que é a Educação Física”).
Qual é o principal objetivo da Educação Física?
A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.
Qual a melhor forma de definir objetivamente a Educação Física?
A educação física é uma matéria que está inserida na grade curricular de ensino, de acordo com o Coletivo de Autores (1992, p. 33). É uma disciplina que trata, pedagogicamente, na escola, do conhecimento de uma área denominada aqui de cultura corporal. Sua reflexão é compreendida como projeto politico–pedagógico.
Qual é a importância da Educação Física?
Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.
Quais são os objetivos da educação?
O objetivo da educação na escola pública é atingir a qualidade social para todos e cada um dos seus alunos; garantir de forma sistemática a apropriação do conhecimento acumulado pela humanidade; desenvolver as diversas habilidades; contribuir para o desenvolvimento integral do sujeito histórico; para ter visão de mundo …
Qual é a importância da Educação Física na sociedade?
Importância: As aulas de educação física são importantes em todos os seguimentos, pois ela promove o desenvolvimento integral do aluno, a vida saudável, a socialização, o espírito de equipe e a prática do desporto. Os alunos participam das mais variadas experiências corporais para as quais são desafiados.
O que é Educação Física e qual sua importância?
A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.
Qual é a importância da Educação Física na escola?
Ao praticar atividades físicas os alunos têm a vantagem de melhorar a saúde e diminuir riscos de doenças como a obesidade, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças respiratórias. Além disso, contribui para desenvolver habilidades nos esportes.
Qual é a importância da educação?
A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.
Quais são os quatro pilares da educação?
Conheça os 4 pilares da educação da UNESCO
- 1 – Aprender a conhecer. Esse pilar envolve o ato de compreender, descobrir ou construir o conhecimento. …
- 2 – Aprender a fazer. Além de obter conhecimento teórico, as crianças precisam colocá-lo em prática. …
- 3 – Aprender a conviver. …
- 4 – Aprender a ser.
13 de nov. de 2019
Qual a importância da Educação Física na escolar?
Indo além do aspecto físico da prática É importante ressaltar que fazer educação física na escola ajuda os alunos a se desenvolverem pessoal e socialmente. Eles trabalham como indivíduos, em times ou equipes, desenvolvendo conceitos de justiça, além de responsabilidade pessoal e social.
O que é Educação Física redação?
A Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história.
Qual é o valor da educação?
O acesso ao ensino combate a pobreza, movimenta a economia, promove a saúde, diminui a violência e protege o meio-ambiente. Vale lembrar que a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no artigo 26, exige que a educação seja elementar, gratuita e obrigatória.
O que é uma educação para a vida?
Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.