Qual a principal função do nervo vestibulococlear?


Teresa Bradford18May2025

O nervo vestíbulo coclear tem dois componentes: o vestibular e o coclear. O primeiro é responsável pelo equilíbrio, coordenação e orientação espacial e, o coclear, pela audição. Ambos são classificados como aferentes especiais somáticos, mas têm conexões centrais diferentes.





Quanto a função do nervo vestibulococlear Assinale a alternativa correta?

Alternativa “a”. O nervo vestibulococlear é um nervo sensitivo que se relaciona com o equilíbrio e a audição.

O que ocorre quando há lesão do nervo vestibulococlear?

Lesões do nervo vestibulococlear causam diminuição da audição, principalmente pelo comprometimento da parte coclear do nervo, além da vertigem, enjoo e alterações do equilíbrio, pelo comprometimento da parte vestibular.



Onde se origina o nervo vestibulococlear?

O nervo vestibulococlear é o oitavo nervo craniano (CN VIII) e é um nervo puramente sensitivo. O seu trajeto tem início no vestíbulo, responsável pelo equilíbrio somático. … A segunda parte do nervo começa na cóclea, na qual existem sinapses cocleares com o gânglio espiral.

Qual é a passagem do nervo vestibulococlear?

Nervo Vestibulococlear (VIII) O VIII par craniano é o Nervo Vestibulococlear. Se origina também no sulco bulbo-pontino (lateralmente ao VII par), penetra no osso temporal pelo meato acústico interno e o atravessa, juntamente com o nervo facial e o nervo intermédio, mas não emerge do crânio.



Qual a função do nervo Glossofaringeo?

Como o IX desempenha suas funções? Basicamente, o nono par, sendo um nervo misto, apresenta funções motoras e sensoriais, viscerais motoras e sensoriais, sendo elas: a gustação ou paladar, a salivação, a deglutição; e contribui para o controle da pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória.

Qual é a função dos nervos?

A função dos nervos é garantir a comunicação entre o sistema nervoso central e os órgãos efetores e de sensibilidade. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 Os nervos são originados no agrupamento das fibras nervosas no sistema nervoso periférico.





Qual a função dos nervos cranianos?

A função dos nervos cranianos é conduzir os impulsos nervosos do sistema nervoso central para a periferia (impulsos eferentes – nervos motores) e da periferia para o sistema nervoso central (impulsos aferentes – nervos sensoriais) através de suas fibras.

Como testar o nervo vestibulococlear?

Consiste em pedir que o paciente fique de pé, com os pés juntos e os braços ao lado do corpo, o examinador se posiciona ao lado do paciente com os braços ao redor do mesmo de modo a evitar quedas, e então pede ao paciente que feche os olhos. Se o nervo estiver lesado, ele cairá para o lado da lesão.



O que ocorre quando o nervo hipoglosso é lesado?

Se houver lesão de um nervo hipoglosso, um lado da língua fica paralisado. O efeito da lesão pode ser percebido durante o exame semiológico do XII nervo, pois quando o paciente realizar protusão da língua, a mesma se desviará para o lado da lesão.

Onde se localiza o nervo auditivo?

Este nervo entra na superfície lateral do tronco encefálico, entre a ponte e o bulbo, depois de sair do osso temporal pelo meato acústico interno e cruzar a fossa posterior do crânio.





Como teste o nervo vestibulococlear?

Consiste em pedir que o paciente fique de pé, com os pés juntos e os braços ao lado do corpo, o examinador se posiciona ao lado do paciente com os braços ao redor do mesmo de modo a evitar quedas, e então pede ao paciente que feche os olhos. Se o nervo estiver lesado, ele cairá para o lado da lesão.

Qual é a parte auditiva do órgão Vestibulococlear?

A orelha interna contém o órgão vestibulococlear relacionado com a recepção do som e com a manutenção do equilíbrio. O órgão vestibulococlear é composto pela cóclea (órgão da audição) e pelo utrículo, sáculo e os canais semicirculares (órgãos do equilíbrio).



Como avaliar o nervo glossofaríngeo?

O primeiro teste serve para avaliar a função gustativa do glossofaríngeo, pois 1/3 posterior da língua é inervado pelo nervo glossofaríngeo. Então, com o paciente de olhos fechados, pingue uma substância amarga nesta região e peça que ele identifique o sabor. O normal é que o sabor amargo seja identificado.











Subscribr Now

Get All New Job Notification