Qual a função do Pneumocito tipo 1 e 2?
Os pneumócitos tipo I são células pavimentosas, com pequena quantidade de citoplasma. Essa característica facilita a passagem de gases. Os pneumócitos tipo II são células ovais e volumosas. Esse tipo de célula produz uma secreção lipoproteica, chamada de surfactante.
Qual é a função do Pneumocito tipo 1?
O pneumócito do tipo I é também conhecido como célula alveolar pavimentosa e apresenta um núcleo achatado. Possui como função principal formar uma barreira que impede a passagem de fluido extracelular para o interior dos alvéolos, mas garante a ocorrência das trocas gasosas.
Qual pneumócito produz surfactante?
O surfactante é produzido no pneumócito tipo II. Os fosfolipídeos e as proteínas SP-B e SP-C são sintetizados no retículo endoplasmático rugoso, onde são armazenados; inicialmente, no complexo de Golgi, e, posteriormente, nos corpos lamelares.
Quais os tipos de pneumócitos?
Pneumócito é um tipo de célula encontrado nos alvéolos pulmonares. Há dois tipos: pneumócito tipo I e pneumócito tipo II.
O que é hiperplasia de Pneumócitos tipo II?
Os pneumócitos II proliferam em resposta à lesão dos pneumócitos I. Devido ao estímulo regenerativo, alguns pneumócitos II são hipertróficos, com núcleos volumosos e nucléolos proeminentes. Estes sugerem síntese proteica ativa pela célula.
Qual a função do surfactante pulmonar para o feto?
Para o bebê o surfactante é importante pois ele reduz a tensão superficial do alvéolo impedindo que ele colabe, em especial os alvéolos menores. Isso permite com que o pulmão ventile melhor, otimizando as trocas gasosas entre o pulmão e o sangue. Efeito do surfactante reduzindo a tensão superficial do alvéolo pequeno.
Como se chama a doença causada pela inflamação dos alvéolos pulmonares?
Sem as defesas do organismo para barrar ou proteger o pulmão do indivíduo, diferentes tipos de bactéria se infiltram nos alvéolos pulmonares e desencadeiam, então, a inflamação da pneumonia.
Quando se inicia a produção de surfactante?
O pesquisador explica: “O surfactante começa a ser detectado no pulmão humano a partir da 24ª semana de gestação. A sua produção aumenta gradativamente e atinge o valor máximo por quilograma de massa corpórea na gestação de termo, a que chega a completar 40 semanas.
O que são compostos surfactantes?
Tensoativos ou surfactantes (contração do termo surface active agent) são compostos orgânicos anfipáticos que apre- sentam em sua molécula uma porção polar e outra apolar. A porção apolar, também denominada de cauda, é constituída por uma ou duas cadeias carbônicas, ou fluorocarbônicas, ou siloxânicas.
O que é o alvéolo?
Alvéolos pulmonares são onde ocorrem as trocas gasosas e constituem a última porção da árvore brônquica. Essas estruturas fazem parte do sistema respiratório e são um dos componentes da chamada porção respiratória, a qual é formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares e alvéolos.
O que é o diafragma?
Diafragma é um termo utilizado para nomear um músculo localizado entre a cavidade torácica e a abdominal. Esse músculo é extremamente importante para o processo respiratório.
Quais são os sintomas de fibrose pulmonar?
Quais os sintomas de fibrose pulmonar idiopática?
- falta de ar, que piora conforme o tempo passa;
- tosse seca;
- dificuldade para respirar;
- cansaço;
- fadiga mesmo após esforços pequenos;
- dedos que ficam azulados nas pontas.
- perda de peso súbita e sem motivo;
- falta de apetite.
O que é uma broncopneumonia?
A broncopneumonia é uma inflamação que atinge os pulmões, mais especificamente, as estruturas internas do pulmão, como os brônquios e os alvéolos.
O que é surfactante na gravidez?
O surfactante produzido em nossos pulmões é uma lipoproteína que tem a capacidade de aumentar a estabilidade do alvéolo. Para o bebê o surfactante é importante pois ele reduz a tensão superficial do alvéolo impedindo que ele colabe, em especial os alvéolos menores.