Qual o conceito de retículo cristalino?
Um retículo cristalino é um padrão infinito de pontos, em que cada ponto tem as mesmas vizinhanças e a mesma orientação. Há apenas cinco retículos bidimensionais (planos) e 14 retículos tridimensionais (Bravais).
O que são Retículos cristalinos dê exemplos?
Definição – O que é Retículo Cristalino Arranjo simétrico de íons, átomos ou moléculas que formam uma substãncia sólida cristalina. A forma do retículo define a forma do cristal. Cristais de sal de cozinha (NaCl) são pequenos cubos.
Quais as principais características de uma estrutura cristalina?
As estruturas cristalinas possuem características como a piezoeletricidade, que é a capacidade de gerar uma corrente elétrica se houver algum tipo de pressão mecânica; ferroeletricidade que, embora não conduzam corrente elétrica, de acordo com a sua temperatura desenvolvem a polarização espontânea, que pode ser …
Qual o conceito de cristalografia?
A cristalografia é a ciência experimental que tem como objeto de estudo a disposição dos átomos em sólidos. É também a ciência experimental que estuda o cristal, ou cristais.
Quantos é quais são os tipos de sistemas cristalinos?
Há sete sistemas cristalinos, chamados de: cúbico, tetragonal, ortorrômbico, hexagonal, trigonal, monoclínico e triclínico. Eles se subdividem em um total de 32 classes cristalinas. Sistema cristalino em que há três eixos cristalográficos de mesmo tamanho e mutuamente perpendiculares.
Quantos são os tipos de reticulados cristalinos?
Existem somente SETE diferentes combinações dos parâmetros de rede. Cada uma dessas combinações constitui um SISTEMA CRISTALINO. Qualquer reticulado cristalino pode ser descrito por um dos 14 RETICULADOS DE BRAVAIS.
Quais são as redes cristalinas?
Redes cristalinas são caracterizadas por vetores que geram toda a rede a partir de uma base. A rede gerada por esses vetores primitivos é chamada de Rede de Bravais. Na rede de Bravais, qualquer ponto deve ser equivalente. Os “pontos” da rede de Bravais podem ser átomos, íons, moléculas…
Quais são as principais estruturas cristalinas dos metais?
As principais células cristalinas que representam os materiais metálicos são as seguintes: (CCC) cúbica de corpo centrado, (CFC) cúbica de face centrada e (HC) hexagonal compacta.
Quais os três grupos principais de estruturas cristalinas?
As três redes de Bravais cúbicas formam o sistema cristalino cúbico. Há um total de 7 sistemas cristalinos distintos: cúbico, tetragonal, ortorrômbico, monoclínico, triclínico, trigonal (ou romboédrico) e hexagonal, cada um caracterizado por um conjunto de operações de simetria pontual.
O que é cristalografia e quais os tipos?
Cristalografia química – é o campo que estuda a relação entre a estrutura interna dos cristais e suas propriedades físico- químicas. Cristalografia física – correlaciona as propriedades físicas dos minerais com sua estrutura cristalográfica fundamental.
Qual a importância da cristalografia?
Apesar de sua importância para as Ciências e para a vida humana – uma vez que permite estudar a estrutura da matéria em nível atômico ou molecular e, a partir desse conhecimento, abrir a possibilidade para o desenvolvimento de novos fármacos e materiais mais resistentes –, a cristalografia ainda permanece relativamente …
Quais os 7 sistemas cristalinos identificados por Bravais?
Existem apenas 7 células unitárias (a menor unidade repetitiva que reproduz a estrutura de um cristal : triclínico, cúbico, monoclínico, ortorrômbico, tetragonal, trigonal e hexagonal, que definem os 7 sistemas cristalinos no espaço tridimensional.
Quais os sistemas cristalinos e suas relações axiais?
Alguns dos sistemas cristalinos possuem seus nomes relacionados aos elementos de simetria, como é o caso dos sistemas trigonal, tetragonal e hexagonal. Os outros sistemas cristalinos, no entanto, têm seus nomes relacionados à orientação axial: cúbico ou isométrico, ortorrômbico, monoclínico e triclínico.
Quais são os tipos de sólidos cristalinos?
Existem quatro tipos de sólidos cristalinos: sólidos iônicos, sólidos moleculares, sólidos covalentes de rede e sólidos metálicos.