Qual era a proposta do dramaturgo Bernardo Carvalho?
A obra de Bernardo Carvalho descreve a relação do sujeito contemporâneo (descentrado, perdido) com aquilo que lhe é familiar e suas figuras de alteridade, utilizando-se de uma narrativa fragmentada e variações de estilo em sua escrita.
Onde aconteceu o espetáculo br-3?
O Teatro da Vertigem visita as cidades de Brasiléia, no Acre, Brasília e o bairro Brasilândia, na periferia de São Paulo, a fim de buscar – nesses lugares cujos nomes contêm a palavra ‘Brasil’ – o material do novo espetáculo. A relação centro-periferia e os contrastes sociais do país evidenciam-se na montagem.
Qual era o palco da peça br-3?
O enredo acompanha a saga de três gerações de uma família de origem nordestina. Vai do canteiro de obras de Brasília, no final dos anos 50, até o tráfico nas periferias dos anos 90, como a de Vila Brasilândia, em São Paulo. As cenas alcançam ainda a selva, na fronteira do Brasil com Bolívia.
Qual o principal assunto do livro nove noites?
Parte da narrativa está centrada no suicídio de Buell Quain, ocorrido em 2 de agosto de 1939, além dos fatos que precederam e dos anos que se seguiram após a morte do etnólogo.
Qual é o enredo da obra nove noites?
Nove noites conta a história do misterioso caso do suicídio de um antropólogo norte-americano em solo brasileiro, chamado Buell Quain. Quain teria se suicidado diante de índios de uma tribo localizada no Tocantins (Krahôs), em 1939.
Qual foi o espetáculo do Teatro da Vertigem?
O Paraíso Perdido
O Teatro da Vertigem iniciou em 1992 com o espetáculo O Paraíso Perdido na Igreja Santa Ifigênia. No ano de 1995 estreou O Livro de Jó, no Hospital Humberto Primo em São Paulo e seguiu carreira apresentando-se em diversos festivais nacionais e internacionais.
Qual o espetáculo do Teatro da Vertigem?
Encenada no Hospital Humberto Primo, a peça aborda as dificuldades com as quais o Homem se defronta em fins do século XX. O público pode interagir com os atores, seguindo Jó em sua jornada espiritual.
O que é o espetáculo br-3?
“BR–3” foi um verdadeiro evento no teatro brasileiro quando foi encenada em 2006. Uma peça montada ao longo do dos 4,5 km do Rio Tietê (mais tarde remontada na Baía de Guanabara, no Rio), encenada pelo grupo Teatro da Vertigem, com direção de Antonio Araujo, e o texto do escritor Bernardo Carvalho.
Qual era a proposta inicial do Teatro da Vertigem?
O Teatro da Vertigem é uma companhia teatral brasileira surgida em 1991 como um projeto experimental de pesquisa de linguagem da expressão representativa. Concretizou suas pesquisas na criação da peça O Paraíso Perdido, em 1992.
Porque Buell Quain se suicidou?
Aos 27 anos de idade, em 1939, ele se suicidou após a estada em uma aldeia indígena brasileira. Sem motivo aparente, Quain se enforcou na frente de dois indígenas que o acompanhavam na volta para a cidade de Carolina, no estado de Tocantins.
Porque o livro chama nove noites?
Já, em um segundo momento, paralelamente, há um narrador ficcional, Manoel Perna, que convive com Quain nove noites durante sua estada no Brasil (daí o título do livro), narrado em itálico no corpo do romance. … O romance perpassa temas bastante explorados atualmente como identidade, alteridade e sexualidade.
Qual é a justificativa para o título nove noites?
O transcorrer do próprio tempo e também as cartas que são trocadas, uma por noite, além da questão da novena e do signo da noite, apontam para o título do romance.” Embora diferentes, Buell Quain e Bernardo Carvalho têm motivações que os aproximam, como a educação repressiva.
Qual foi o primeiro espetáculo do Teatro Vertigem?
Paraíso Perdido
O primeiro espetáculo elaborado pela companhia foi Paraíso Perdido.
Qual o primeiro espetáculo da vertigem?
O Paraíso Perdido
sobre | vertigem. O Teatro da Vertigem iniciou em 1992 com o espetáculo O Paraíso Perdido na Igreja Santa Ifigênia. No ano de 1995 estreou O Livro de Jó, no Hospital Humberto Primo em São Paulo e seguiu carreira apresentando-se em diversos festivais nacionais e internacionais.