Qual é o símbolo da Fiocruz?
Além de ser reconhecido, internacionalmente, como uma das mais belas obras de arquitetura, o Castelo Mourisco se tornou um símbolo da Fundação Oswaldo Cruz, que passou a ter este nome a partir de 1970, após diversas alterações político-administrativas.
Qual o estilo Arquitetonico da Fiocruz?
As fachadas, pisos e forros são uma fantasia oriental, um retorno à arquitetura da Península Ibérica dominada pelos árabes. O Pavilhão Mourisco, como é mais conhecido o prédio central da Fiocruz, começou a ser construído em 1905, pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior, com base em desenhos do próprio Oswaldo Cruz.
Onde fica o prédio da Fiocruz?
Saúde e ciência para todos Hoje, às margens da Avenida Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o centenário edifício demonstra ter cumprido a missão desejada pelo patrono da Fiocruz.
O que foi a Fiocruz?
Pelas mãos do jovem bacteriologista Oswaldo Cruz, o Instituto foi responsável pela reforma sanitária que erradicou a epidemia de peste bubônica e a febre amarela da cidade. E logo ultrapassou os limites do Rio de Janeiro, com expedições científicas que desbravaram as lonjuras do país.
Qual a origem do prédio da Fiocruz?
O castelo da Fiocruz foi inaugurado em 1918 e, ao lado do sonho simbólico de Oswaldo Cruz, o edifício tinha uma função concreta: abrigar o Instituto Soroterápico Federal, que era responsável pela produção de medicamentos e vacinas, pela pesquisa científica e por outras atividades da área de Saúde Pública.
Qual a história do prédio da Fiocruz?
O edifício foi construído em entre 1904 e 1905 para acolher os cavalos que eram utilizados para a produção de soros contra a peste bubônica, bem como as inspeções e tratamentos veterinários e o procedimento da extração do sangue que dava origem ao soro.
O que funcionava no prédio da Fiocruz?
O Castelo da Fiocruz é o local de trabalho de pesquisadores e técnicos que pesquisam, ensinam ciência e saúde pública; e que também fabricam medicamentos essenciais para a população. Projetado pelo arquiteto Luiz Moraes Junior (1872 – 1955), o edifício começou a ser erguido em 1905 e foi concluído em 1918.
Quem é o dono da Fiocruz?
Fundação Oswaldo Cruz | |
---|---|
Fiocruz | |
Missão | Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. |
Dependência | Governo do Brasil Ministério da Saúde |
Chefia | Nísia Trindade Lima, presidente |
Como visitar o Castelo da Fiocruz?
As visitas podem ser agendadas pela internet, por meio de formulário disponível no site do Museu da Vida (http://museudavida.fiocruz.br/index.php/agendamento-de-grupos). O email para agendamento das visitas é [email protected]fiocruz.br. O telefone para agendamento das visitas é (21) 2590-6747.
Quem foi Oswaldo Cruz o que ele fez?
Osvaldo Cruz (1872-1917) foi um médico brasileiro. Sanitarista, bacteriologista e epidemiologista ele foi o responsável pela erradicação da peste bubônica, da febre amarela, da varíola no país.
O que é a Fiocruz e sua importância para a saúde brasileira?
Em mais de um século de atuação, a Fiocruz tem contribuído para a saúde pública brasileira por meio de descobertas científicas, produção de vacinas e medicamentos, formação de profissionais de vários níveis para o SUS, desenvolvimento de pesquisas, atendimento de referência à população, fortalecimento do pensamento …
Quem construiu o prédio da Fiocruz?
Luiz Moraes Júnior
O castelo foi projetado pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981.
Quem fez o prédio da Fiocruz?
Luiz Moraes Júnior
O castelo foi projetado pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981.
Quais são as principais atividades da Fiocruz?
Dentre suas principais atividades, destacam-se:
- Participação nas políticas nacionais da área de saúde brasileira;
- Realização de pesquisas e produção de tecnologias e produtos para ampliar o acesso à saúde;
- Fabricação de medicamentos, fármacos, vacinas e outros produtos de interesse para a saúde;