Qual é a função de um inversor de frequência?
O inversor de frequência tem como principal função alterar a frequência da rede que alimenta o motor, fazendo com que o motor siga frequências diferentes das fornecidas pela rede, que é sempre constante. Desta forma pode-se facilmente alterar a velocidade de rotação do motor com mais eficiência.
Quais as vantagens do inversor de frequência?
Vantagens do inversor de frequência
- Instalação simples;
- Parametrização fácil;
- Economia de energia;
- Reduz o pico de corrente nas partidas;
- Precisão nos processos;
- Partida e parada suave do motor;
- Excelente regulador de pressão e vazão;
- Comunicação avançada e aquisição de dados;
Como funciona o inversor de frequência?
O inversor de frequência converte um sinal de tensão elétrica senoidal em um sinal de onda quadrada, através de uma modulação chamada PWM – Pulse Width Modulation (Modulação por Largura de Pulso), esse sinal de entrada é tratado por alguns blocos que compõem esses equipamentos.
Quando é recomendado um inversor de frequência?
A faixa de frequência recomendada num inversor de frequência é entre 0,5 a 400 HZ. Dentro desta modulação é preciso saber como dimensionar um inversor de frequência para um motor. Quando a velocidade de um motor é alterada pela variação de frequência, o torque também se altera.
Quais são as principais vantagens do uso de inversores de frequência em conjunto a motores com encoder?
A grande vantagem do encoder absoluto é que, em qualquer momento, independente, por exemplo, de uma queda de energia, é possível saber a posição do dispositivo sem necessidade de resincronizar a posição.
Qual a faixa de frequência recomendada para o uso do inversor de frequência?
A faixa de frequência recomendada num inversor de frequência é entre 0,5 a 400 HZ. Dentro desta modulação é preciso saber como dimensionar um inversor de frequência para um motor. Quando a velocidade de um motor é alterada pela variação de frequência, o torque também se altera.
Como se liga um inversor de frequência?
0:004:10Clipe sugerido · 59 segundosLigando um Inversor de frequencia – YouTubeYouTube
O que é necessário para utilizar o inversor?
É preciso identificar algumas características da aplicação para dimensionar corretamente o inversor. A potência e a corrente nominal do motor são duas informações essenciais para adquirir seu aparelho. Detalhes sobre a carga a ser acionada também são necessários, como a corrente de partida, por exemplo.
O que acontece com o motor caso façamos o inversor de frequência ultrapassar a frequência de 60 Hz?
O inversor atua mudando esta frequência na entrada do motor, caso a frequência seja maior, consequentemente a velocidade do motor será maior, e caso a frequência seja menor a velocidade também é menor.
Por que o inversor de frequência deve ser instalado na vertical?
Para que a proteção do inversor seja eficiente, ele deve ser instalado na vertical. Isso porque o design do IRX Pro foi projetado para que a água escorra pelo produto naturalmente devido à ação da gravidade.
Qual a principal vantagem em utilizar uma soft starter?
A popularização da tecnologia, bem como a crescente necessidade de sistemas confiáveis, incrementam a utilização de soft–starters. … Tem a vantagem de não provocar trancos no sistema, limitar a corrente de partida, evitar picos de corrente e ainda incorporar parada suave e proteções.
O que são inversores de frequência e em quais tipos de motores Ele é aplicado?
O inversor de frequência serve para controle de velocidade do motor, ou seja, é um aparelho utilizado em motores elétricos trifásicos para acionamento, variação da frequência e tensão para controle da velocidade de giro e potência consumida.
O que é frequência de chaveamento do inversor?
A freqüência de chaveamento determina quantos ciclos são realizados a cada segundo, ou seja, quantas vezes o transistor conduz e corta a tensão para a carga. … Geralmente a faixa de ajuste da freqüência de chaveamento da maioria das marcas de inversores e na faixa de 1,25kHz a 10kHz.
Como ligar o inversor no motor?
Como ligar dois motores ou mais a um Inversor de Frequência?
- A corrente nominal do inversor deve ser pelo menos 25% maior do que à soma das correntes dos motores.
- Cada motor deve possuir sua própria proteção térmica (um relé térmico, por exemplo).
- É recomendável que os motores fiquem próximos do inversor de frequência.
28 de mar. de 2018