Qual a finalidade da martêmpera?
Martêmpera, ou têmpera interrompida, é uma forma de tratamento térmico de têmpera indicada para aços de alta liga, obtendo-se ao final do processo aço em fase de martensita com uniformidade de grãos. O material é aquecido acima da zona crítica, assumindo a fase de austenita, e depois resfriado em duas etapas.
Qual a principal vantagem da martêmpera?
A grande vantagem do processo está no seguinte: o esfriamento relativamente rápido — ao ar – de uma temperatura logo acima de Mi (início de formação da martensita) não produz grande di- ferença de temperatura entre a superfície e o centro da peça, de modo que a formação da martensita ocorre a uma velocidade uniforme …
Qual é o objetivo do passo isotérmico feito na martêmpera?
O Tratamento isotérmico martêmpera é um processo cujo objetivo é reduzir a distorção ou o empenamento que ocorrem quando do resfriamento rápido das peças de aço.
Para que serve a cementação?
Cementação: tratamento termoquímico onde se acrescenta C (carbono) na superfície da peça para aumento de dureza. de componentes mecânicos, através da introdução de carbono combinada com tratamento térmico de têmpera e revenimento. Endurecer a superfície sem perda de tenacidade do componente.
Quando devo aplicar a martêmpera em uma peça?
O Tratamento de martêmpera pode ser realizado em peças constituídas de aços e ferros fundidos em geral, cuja utilização seja feita para peças que podem apresentar empenamentos e que precisem obter as mesmas propriedades por meio de um beneficiamento.
Para que serve a austenitização?
A austenita é o ponto de partida para vários tratamentos térmicos nas ligas de ferro, pois partindo da austenita é possível a transformação da liga em vários microconstituintes, como por exemplo a têmpera que consiste na transformação da austenita em martensita por meio de um rápido resfriamento da peça tratada …
Em que casos são recomendados a martêmpera?
O Tratamento de martêmpera pode ser realizado em peças constituídas de aços e ferros fundidos em geral, cuja utilização seja feita para peças que podem apresentar empenamentos e que precisem obter as mesmas propriedades por meio de um beneficiamento.
O que diferencia a austêmpera e martêmpera?
Convém lembrar que austêmpera e martêmpera são tratamentos isotérmicos que diferem fundamentalmente: – Na austêmpera visa-se produzir bainita. – Na martêmpera, martensita.
O que é uma cementação?
Definição – O que é Cementação Tratamento termoquímico que consiste em “carbonizar” a camada superficial da peça. Para isso, ela é envolvida em um “cemento”, neste caso, gasoso, e aquecida durante um certo tempo a uma determinada temperatura.
Para qual tipo de aço a cementação é indicada?
Aço 8620. Podem ser utilizados os processos de cementação em caixa, a gás ou em banho de sal. A temperatura deve estar entre 900 – 925º C.
Quando é necessário Recozer uma peça?
É necessário recozer o material para aliviar suas tensões, surgi- das na solidificação e nos trabalhos de deformação a frio, solda- gem ou usinagem. No recozimento, a peça é aquecida lentamente no forno até uma temperatura abaixo da zona crítica, por volta de 570ºC a 670ºC, no caso de aços-carbono.
O que é zona de austenitização?
A temperatura de austenitização, em princípio, uma temperatura de 50°C acima do limite superior da zona crítica (linha A3 para aços hipoeutetóides e A1 para os hipereutetóides) é adequada para austenitização. …
Como ocorre a austenita?
Austenita: É uma solução sólida de carbono em ferro gama. Somente é estável as temperaturas superiores a 723 ºC, desdobrando-se por reação eutetóide, a temperaturas inferiores, em ferrita e cementita. … A resistência da austenita retida à temperatura ambiente oscila entre 80 e 100 daN/mm2 e alongamento entre 20 e 25 %.
O que é o processo de têmpera e austêmpera?
O tratamento de austêmpera é um tipo de tratamento térmico em que se utiliza a têmpera. Esse procedimento é indicado para peças confeccionadas em aço que tenham alto teor de carbono e tem como função tornar o aço mais maleável. … O tratamento de austêmpera pode ser utilizado também com peças fabricadas em ferro fundido.