Quando cabe uma reclamação trabalhista?


Stacia White24May2025

Quando um empregado está insatisfeito, pois entende que a empresa está descumprindo alguma obrigação trabalhista, e não consegue resolver amigavelmente, ele pode ingressar com uma Reclamação Trabalhista na Justiça do Trabalho para cobrar o que entende devido.





O que eu posso pedir em uma reclamação trabalhista?

§ 1º Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação das partes, a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante.

Quando cabe reclamação ao TST?

Caberá reclamação para: I – preservar a competência do Tribunal; II – garantir a autoridade das decisões do Tribunal; III – garantir a observância de acórdão proferido em incidentes de assunção de competência, de resolução de demandas repetitivas e de julgamento de recursos de revista e embargos à Subseção I da Seção …



Para que serve reclamação trabalhista?

A Reclamação Trabalhista é a ação mais comum da Justiça do Trabalho e é usada para pleitear ou reclamar direitos trabalhistas não pagos depois do fim de uma relação de emprego.

O que não pode faltar em uma reclamação trabalhista?

Sentença que arquivou o processo confirmada por seus próprios fundamentos….

  • principal.
  • correção monetária.
  • os juros de mora.
  • as contribuições previdenciárias cota reclamante e reclamada.
  • o imposto de renda.
  • o valor atualizado do FGTS a ser depositado em conta vinculada.


Qual a diferença entre ação trabalhista e reclamação trabalhista?

O que é Reclamação trabalhista: É o mesmo que uma ação trabalhista. É uma ação do trabalhador contra o empregador, para solucionar uma controvérsia existente.

O que não pode faltar em uma Reclamação Trabalhista?

Sentença que arquivou o processo confirmada por seus próprios fundamentos….

  • principal.
  • correção monetária.
  • os juros de mora.
  • as contribuições previdenciárias cota reclamante e reclamada.
  • o imposto de renda.
  • o valor atualizado do FGTS a ser depositado em conta vinculada.




O que é uma Reclamação Trabalhista e onde podemos fazer essa reclamação?

Reclamação trabalhista é o nome dado à ação judicial movida por um empregado contra uma empresa ou empregador a quem tenha prestado serviço.

Quando é cabível a reclamação constitucional?

Cabimento da Reclamação Constitucional De acordo com a CF/88, será cabível a reclamação constitucional em DUAS hipóteses: Como forma de preservação da competência dos tribunais superiores; Garantia da autoridade de suas decisões.



Quando o juiz trabalhista de 1º grau julga uma reclamação trabalhista produz?

A reclamação trabalhista é distribuída a uma Vara do Trabalho. O Juiz, antes mesmo de analisar a demanda, propõe uma conciliação entre as partes. Assim determina a lei. Frustrada a negociação, será analisada a questão e prolatada a sentença.

Como é classificada a ação trabalhista?

É a base para o pedido, pressupõe o que gerou a pretensão resistida do autor, como, motivos de fatos e de direitos, sendo assim o próprio direito material violado. A ação trabalhista é dividida em duas espécies, ações individuais e ações coletivas ou Dissídios Coletivos.





Quais as hipóteses de propositura de reclamação?

Conforme preceito constitucional há duas possibilidades de cabimento de reclamação, como a preservação da competência dos tribunais superiores e da garantia de autoridade de suas decisões.

O que é uma reclamação constitucional?

É o instituto processual pelo qual se busca preservar a competência do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, assim como garantir a autoridade das decisões emanadas por estes. Visa também proteger a devida aplicação das Súmulas Vinculantes.



Quantos graus tem um processo trabalhista?

O processo trabalhista conta com 5 etapas: petição inicial, audiências, sentença, recursos e execução.











Subscribr Now

Get All New Job Notification