Qual habitat Peixe-boi?
Amazônia
Os peixes–bois são mamíferos aquáticos da ordem dos sirênios. O nome foi escolhido por causa do canto desses animais, que fez com que navegadores o associassem às mitológicas sereias. Existem quatro espécies de peixe–boi no mundo, e uma delas vive apenas em água doce, aqui no Brasil, mais especificamente na Amazônia.
Qual é o habitat e o nicho ecológico do Peixe-boi?
O peixe–boi (Trichechus sp.) é na verdade um mamífero marinho pertencente à ordem dos Sirênios, que possui um nicho ecológico muito diversificado, utilizando-se de vegetais para sua alimentação e tendo sua distribuição relacionada a ambientes rasos de rios, estuários e mares.
Qual é o habitat do peixe-boi amazônico?
O peixe–boi-da-amazônia é o menor entre todos as espécies de peixes–bois e vive em grande parte dos rios da bacia Amazônica. No entanto, ele não é encontrado acima de regiões com corredeiras.
Como se locomove o Peixe-boi?
Locomove–se lentamente e costuma nadar sozinho ou no máximo em grupo de até seis indivíduos. É considerado um animal dócil, por isso é alvo fácil dos caçadores e está ameaçado. O peixe–boi se alimenta de plantas aquáticas, algas e também de vegetação de mangues.
Qual a importância do peixe-boi para o ambiente onde vive?
Os peixes-bois são importantes porque fertilizam a água dos rios com os nutrientes encontrados em sua urina e fezes. Esses nutrientes são liberados para o fitoplâncton, que é a base da cadeia alimentar aquática. Além disso, contribuem para o controle biológico de plantas aquáticas.
Como o Peixe-boi dorme?
O peixe–boi-da-amazônia alimenta-se de plantas, principalmente aquáticas. Acredita-se que ele pode ficar até 8 horas por dia comendo. Após o seu “lanchinho”, ele tira algumas horas de sono. Ele consegue ficar até 20 minutos submerso, dormindo, sem necessitar ir à superfície para respirar.
O que é um nicho ecológico?
O termo nicho ecológico é utilizado para explicar o modo de vida de uma espécie em um ecossistema. Quando analisamos o nicho ecológico de um organismo, precisamos analisar todas as variáveis necessárias para que ele sobreviva em determinada área.
Porque o peixe-boi-da-Amazônia está ameaçado de extinção?
De acordo com o biólogo Diogo Alexandre de Souza, no período colonial o peixe–boi era capturado em grande escala para a obtenção de carne, couro e gordura. “Hoje, a principal ameaça continua sendo a caça internacional para obtenção de carne, popularmente apreciada na região amazônica.
O que podemos fazer para proteger o peixe-boi da Amazônia?
1- Se estiver exposto ao sol, proteja-o fazendo uma sombra; 2- Não o alimente e nem tente devolvê-lo à água; 3- Evite aglomeração a sua volta.
Qual é a posição ocupada pelo peixe-Boi na cadeia alimentar?
Herbívoro, o peixe–boi-da-amazônia se alimenta de capins flutuantes e tem papel fundamental na cadeia alimentar e no ecossistema aquático daquela região. Ele controla não só o crescimento dessas plantas, como também, com suas fezes e a própria urina, fertiliza as águas, contribuindo para a manutenção do ambiente.
Qual é o tipo de respiração do peixe-boi?
Por ser um mamífero, o peixe–boi precisa ir à superfície para respirar. Como os outros mamíferos, ele respira pelos pulmões. Nos seus mergulhos normais, fica apenas de um a cinco minutos debaixo d’água. Já em repouso, pode permanecer até 25 minutos submerso sem respirar.
Qual a importância do Peixe-boi?
Os peixes-bois são importantes porque fertilizam a água dos rios com os nutrientes encontrados em sua urina e fezes. Esses nutrientes são liberados para o fitoplâncton, que é a base da cadeia alimentar aquática. Além disso, contribuem para o controle biológico de plantas aquáticas.
Para que serve um Peixe-boi?
Sua pele é dura, serve como carne para alimentação e produção de couro, por esse motivo o animal foi muito caçado no passado. Hoje essa prática é ilegal, mas ainda ocorre, principalmente por populações ribeirinhas que consomem a carne do animal, tornando-o vulnerável à extinção.
Como saber se o peixe está dormindo?
Para reconhecer se peixe dorme, é necessário prestar atenção a certos comportamentos, como por exemplo: Inatividade prolongada. Quando um peixe permanece um longo tempo imóvel, no fundo de um recife, por exemplo, é porque está dormindo.