Qual é o significado da Procissão do Fogaréu?
A tradicional Procissão do Fogaréu é realizada na Cidade de Goiás (GO) desde 1745. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do estado de Goiás, a representação da perseguição e prisão de Jesus Cristo é realizada sempre nas primeiras horas da quinta-feira da semana santa.
Qual o principal objetivo da Procissão do Fogaréu?
O objetivo é encontrar Jesus. Segurando velas, os fiéis seguem os farricocos. A procissão segue até a Igreja do Rosário, onde é feita uma parada e encenada a última ceia. Quando os soldados chegam ao local, Jesus já não estava mais.
Qual é a origem da Procissão do Fogaréu?
A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol João Perestello de Vasconcelos Spíndola, inspirado nas celebrações de sua terra natal, que, por sua vez, remontam à Idade Média. A procissão do Fogaréu lembra cerimônias antigas em muitos de seus ritos.
Quais são os elementos simbólicos da Procissão do Fogaréu?
Ao som de tambores e à luz de tochas, tem início a Procissão do Fogaréu. Tradição na cidade desde 1745, o ritual simboliza a procura e a prisão de Cristo. Cerca de 40 homens encapuzados, os farricocos, que representam os soldados romanos, carregam as tochas enquanto um coro entoa cantos em latim.
Qual é a encenação bíblica da Procissão do Fogaréu?
A procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início a 0:00 da quinta-feira santa, com a iluminação pública apagada e ao som de tambores, à porta da Igreja da Boa Morte, na praça principal da cidade. Tradicionalmente, 40 Farricocos vestidos em indumentária especial e segurando tochas, representam soldados romanos.
O que as pessoas fazem enquanto acompanham a procissão?
Muitas vezes acontece sob a forma de um cortejo religioso realizado em marcha solene normalmente pelas ruas de uma localidade, carregando imagens e entoando orações ou cânticos. Este ritual, segundo a crença, tornaria as pessoas e os locais abençoados.
Porque a Procissão do Fogaréu é uma legítima manifestação cultural goiana?
A Procissão do Fogaréu acontece há mais de 260 anos na cidade de Goiás, antiga capital do Estado, por ocasião da Semana Santa. Com uma mistura de religiosidade e folclore, o ritual teria chegado ao Arraial de Sant’Anna – que deu origem à Cidade de Goiás – durante a exploração do ouro pelos portugueses.
O que a Bíblia fala sobre procissão?
Passagens Bíblicas sobre Procissão Congregai-vos, e vinde; chegai-vos juntos, os que escapastes das nações; nada sabem os que conduzem em Procissão as suas imagens de escultura, feitas de madeira, e rogam a um deus que não pode salvar.
Para que serve o andor?
Andor (do sânscrito hindola, “liteira”, através do malaiala, andola), por vezes referido como charola, é uma estrutura, em geral de madeira ou outro material leve e resistente, em forma de padiola portátil e ornamentada, em que nos cortejos religiosos se transportam ao ombro as imagens e ícones.
Quais manifestações culturais que fazem parte da cultura goiana?
Festas populares
- Cavalhadas. …
- Congada de Catalão. …
- Festa em Louvor ao Divino Pai Eterno – Trindade. …
- Procissão do Fogaréu – Cidade de Goiás. …
- Exposição Nacional de Orquídeas — Piracanjuba. …
- Festa de Nossa Senhora do Pilar. …
- Festa de São Sebastião — Silvânia. …
- Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica) – Cidade de Goiás.
O que é importante nessas manifestações culturais que estruturam a cultura de Goiás?
As principais manifestações culturais no estado de Goiás são: a Procissão do Fogaréu e as Cavalhadas. A Procissão do Fogaréu ocorre na cidade de Goiás durante as comemorações da Páscoa, realizadas na quarta-feira da Semana Santa. Esse evento simboliza a busca e a prisão de Cristo.
O que a Bíblia fala sobre as imagens?
Isaías 40:18-20. Não fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus.
É benção que a terra desce?
É bênção que à terra desce, é prece que sobe aos céus! 2. Quero nas mãos este Livro, vou levá-lo aonde for! Eu O levo pela vida e Ele me leva ao Senhor!
Quem está em cima do andor ditado popular?
Devagar com o andor que o santo é de barro.