Qual é a história dos termômetros?
O termômetro é usado para medir a temperatura dos corpos. O primeiro termômetro foi inventado por Galileu em 1602. O termômetro era composto de uma parte de vidro arredondada, chamada de bulbo, e um fino “pescoço”, também de vidro, que servia para ser imerso em um recipiente que contivesse água e corante.
Onde surgiu o primeiro termômetro?
Filo de Bizâncio é tido como o primeiro que fabricou um instrumento para indicar determinadas temperaturas, em 300 a.C.. Quase cem anos depois, Ctésibo de Alexandria reinventou o instrumento utilizando um tubo de vidro com formato de “U” invertido com uma vasilha em cada extremidade.
Qual é a função do termômetro?
O termômetro é um aparelho que serve para medir a temperatura do corpo, de um ambiente ou de um objeto, como uma peça de veículo.
Qual a origem do termômetro de mercúrio?
Em 1714, ao descobrir que o mercúrio se dilata mais uniformemente do que o álcool, Fahrenheit inventou o primeiro termômetro de mercúrio fechado a vácuo, driblando não só a pressão atmosférica mas o próprio ar. Então era possível dizer que o termômetro realmente media a temperatura.
Quando surgiu o primeiro termômetro?
1592
Para uma resposta exata, é preciso utilizar termômetros! Você sabe como eles foram criados? O primeiro aparelho usado para medir temperaturas foi inventado em 1592 pelo físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei.
Quando foi descoberto o termômetro?
O termômetro como o conhecemos foi inventado em 1612 no que hoje em dia é a Itália por Santorio Santorii. Ele selou líquido dentro de um tubo de vidro, observando o quanto ele se movia para cima no tubo enquanto expandia.
Quem inventou o termômetro de mercúrio?
Gabriel FahrenheitTermômetro de vidro de mercúrio / Inventor
Qual é o princípio básico de um termômetro?
Consiste, basicamente, de um tubo capilar de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo, contendo mercúrio. O mercúrio, por ter um valor alto de coeficiente de dilatação, ele aumenta de volume à menor variação de temperatura. O volume do mercúrio aquecido se expande no tubo capilar do termômetro.
Quais os tipos de termômetros e como funciona?
São vários tipos de termômetros, eles podem ser de mercúrio, digitais ou por sensores e captam temperaturas em diferentes lugares, podendo ser utilizados nas axilas, orelhas, boca, reto e até mesmo sem qualquer contato com o paciente.
Como é constituido um termômetro de mercúrio?
Ele consiste em um fino tubo capilar de vidro graduado e que contém um bulbo cheio de mercúrio, e à medida que a temperatura aumenta este líquido se expande por capilaridade. O elemento mercúrio é o único metal líquido em baixas temperaturas, é líquido no intervalo de temperatura de -38.9° C a 356.7° C.
Quem inventou o termômetro mercúrio?
Gabriel FahrenheitTermômetro de vidro de mercúrio / Inventor
Como eram feitas as primeiras medições de temperatura?
O primeiro termômetro foi idealizado por Galileu Galilei(1564-1642). Ele consistia de um longo tubo de vidro com um bulbo preenchido com vinho. Este primeiro tipo de aparelho utilizado para a medição de temperatura foi chamado de termoscópio (instrumento que indica a temperatura através da mudança do volume).
Como se media a temperatura antigamente?
O verdadeiro “termómetro” foi inventado pelo médico italiano Santorio Santorre que, cerca de 1612, desenvolveu um termoscópio a ar equipado com uma escala para leitura da temperatura. Sabe-se que em 1632 Jean Ray usou um termómetro de líquido em vidro, embora ainda com o topo aberto.
Qual nome do cientista que criou o termômetro?
Para uma resposta exata, é preciso utilizar termômetros! Você sabe como eles foram criados? O primeiro aparelho usado para medir temperaturas foi inventado em 1592 pelo físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano Galileu Galilei.