Qual a importância dos blocos lógicos na educação infantil?
O trabalho com os blocos lógicos permite desenvolver a flexibilidade do raciocínio em atividades que contemplem classificações, formação de sequências, estabelecimento de correspondências e comparações, análises e sínteses, discriminação e memória visual, simbolização, dentre outras habilidades.
Como podemos trabalhar com blocos lógicos?
Blocos lógicos espalhados pelo chão e os alunos em círculo, um aluno pega a primeira peça e coloca no meio e depois os outros vão empilhando as peças umas por cima das outras de forma a não derrubar a torre. A moral é que os alunos vão ter que ir escolhendo as melhores peças para não deixar cair a torre.
O que significa blocos lógicos?
Os blocos lógicos são materiais estruturados, ou seja, organizados segundo critérios precisos, como cor (azul, vermelho e amarelo), tamanho (grande e pequeno), espessura (grosso e fino) e forma (quadrado, círculo, triângulo e retângulo). … Exemplo: “O tesouro que estou pensando é um quadrado azul”).
Qual o objetivo de brincar com peças de encaixe?
O jogo de encaixe é uma ótima atividade para desenvolver a coordenação motora fina, a coordenação olho mão, o raciocínio lógico e a concentração das crianças. Ele é um brinquedo ótimo para crianças entre 2 e 4 anos e em geral a gente compra este brinquedo pronto.
Qual o objetivo do brinquedo?
O brinquedo coloca a criança na presença de reproduções: tudo o que existe no cotidiano, na natureza e as construções humanas. Pode-se dizer que um dos objetivos do brinquedo é dar a criança um substituto dos objetos reais, para que eles possam manipulá-los.
Qual o objetivo de empilhar?
O objetivo desta atividade é desenvolver a coordenação motora, lateralidade, percepções de posição e coordenação espacial.
Quantas peças tem os blocos lógicos?
48 peças
CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL Os blocos lógicos constituem-se como um conjunto de 48 peças que se diferem pela(o): forma (círculos, quadrados, triângulos e retângulos); cor (amarelo, azul e vermelho);
Quais são os blocos geométricos?
Os blocos lógicos, cuja criação é atribuída ao matemático húngaro Zoltan Paul Dienes, são peças de madeiras ou plástico com 4 características distintas.
- Cores dos blocos lógicos (3): Azul, Amarelo e Vermelho.
- Forma (4): Quadrado, Retângulo, Círculo e Triângulo.
- Tamanho (2): Grande e pequeno.
- Espessura (2): Grosso e fino.
O que é programação em blocos e para que serve?
Conceito. … Diante disso, a programação em blocos nada mais é do que uma metodologia visualmente amigável e com um objetivo prático para o ensino dos conceitos iniciais ligados à programação, desenvolvimento de softwares/aplicativos e lógica de uma forma geral.
Qual o objetivo das peças de encaixe na educação infantil?
Auxiliar na compreensão das formas geométricas, dos tamanhos e dos conceitos espaciais, como alto ou baixo, estreito ou largo e comprido ou curto; Estimular aptidões, como a concentração, o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade e a imaginação; Colaborar com o aumento da autoestima e da confiança das crianças.
Qual o objetivo de trabalhar formas Geometricas na educação infantil?
OBJETIVOS: Conhecer as formas geométricas: quadrado, círculo, retângulo e triângulo; Identificar e classificar as formas geométricas em objetos do dia-a-dia.
O que o brinquedo estimula?
O brinquedo estimula a coordenação motora, a atenção, a criatividade, a memória, além de facilitar o desenvolvimento cognitivo, emocional e social.
Qual o objetivo do Dia do brinquedo na educação infantil?
A ideia principal desse dia é fazer com que elas aprendam o valor de compartilhar. É nessa fase que as crianças têm dificuldades em partilhar, seja seus brinquedos ou até mesmo a atenção dos pais e outras pessoas, isso acontece por conta do egocentrismo.
Porque brincar de empilhar na educação infantil?
Brinquedos de montar, encaixar e empilhar são muito importantes no desenvolvimento da criança, já que estimulam, além da coordenação motora, o raciocínio lógico, planejamento e criatividade. Além disso, estimulam também o desenvolvimento cognitivo e social da criança.