Qual a função dos condrictes?


Steven Foster05Oct2025

Nos condrictes, além das nadadeiras ímpares, existem dois conjuntos de nadadeiras pares: as peitorais e as pélvicas, conferindo maior velocidade, estabilidade e agilidade no deslocamento vertical, ou seja, no movimento de subir ou descer na coluna de água.





Quais as principais características dos Osteíctes?

Osteíctes (peixes ósseos) Características gerais: São o grupo com maior abundância de espécies, com grande distribuição nos ambientes aquáticos e esqueleto formado predominantemente por ossos. Além disso, possuem escamas mais flexíveis e presença de bexiga natatória.

Qual característica não faz parte dos condrictes?

Esses animais não possuem opérculo (placa que protege as brânquias), estando essa estrutura presente apenas nos peixes ósseos.



O que são os condrictes?

Os chondrichthyes, conhecidos também como peixes cartilaginosos, são peixes mandibulados com um esqueleto cartilaginoso, o corpo coberto de pequenas escamas que geralmente lembram pequenos dentes (placoides) e em que os machos apresentam um órgão reprodutor intromitente nas nadadeiras pélvicas, chamados clásperes.

Para que serve o opérculo?

Uma das características mais marcantes e de fácil visualização é a presença do opérculo, estrutura que protege as brânquias desses animais. … Esse é um órgão de função hidrostática, que atua como uma boia, permitindo que o peixe permaneça em equilíbrio em diferentes profundidades.



Qual é a função do opérculo?

Qual a função do opérculo? Resposta: Proteger as brânquias.

Quais as características gerais dos animais pertencentes a ictiofauna?

Nesse grupo de animais, temos representantes com corpo tipicamente fusiforme; respiração, geralmente, do tipo branquial; presença de nadadeiras; e ectotermia.





Quais as características exclusivas dos peixes osteichthyes?

Os peixes ósseos possuem características que os distinguem dos cartilaginosos, como endoesqueleto ósseo, escamas flexíveis, presença de bexiga natatória, entre outras.

São características dos peixes cartilaginosos exceto?

Questão 1. Os peixes são classicamente divididos em dois grupos principais: peixes ósseos e cartilaginosos. Todas as características descritas a seguir estão presentes em peixes cartilaginosos, exceto: a) esqueleto constituído por cartilagem.



Quais são os exemplos de peixes cartilaginosos?

Podemos citar como exemplos de peixes cartilaginosos o tubarão, arraia e o cação. Dentre os peixes ósseos, podemos citar o bagre, pintado e carpa.

Quem são os animais condrictes?

Os condrictes, também conhecidos como peixes cartilaginosos, pertencem à classe Chondrichtyes e são representados por tubarões, arraias e quimeras. Existem cerca de mil espécies de condrictes, sendo tubarões e arraias os grupos mais diversos, seguidos pelas quimeras.





O que são os ágnatos?

Os agnatos, ou ciclostomados, são peixes caraterizados principalmente pela ausência de mandíbula e pela boca circular sugadora. Nesse grupo estão as lampreias e peixes-bruxa.

Qual é a função das escamas do peixe?

Principais funções das escamas As escamas têm como principal função a proteção. Elas funcionam como uma “armadura” do peixe, que por natureza tem uma pele macia e, portanto, com pouca defesa para predadores e eventuais choques. As escamas servem, principalmente, como proteção para os peixes.



Quais peixes têm opérculo?

Os condrictes são classificados em dois grupos: holocephali e elasmobranchii (ou selachii). Holocéfalos são representados pelas quimeras. Estas, típicas de regiões oceânicas frias e profundas, possuem opérculo, quatro pares de fendas braquiais, cauda longa, olhos grandes e ausência de escamas.











Subscribr Now

Get All New Job Notification