Qual a função do ionômero de vidro?
Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.
Qual a função do CIV?
O CIV é o material de escolha em muitos procedimentos odontopediátricos devido às suas propriedades satisfatórias, entre elas, a adesão aos tecidos mineralizados, biocom- patibilidade, coeficiente de expansão térmica semelhante ao dente e liberação de flúor.
Quais as vantagens do cimento ionômero de vidro?
s cimentos de ionômero de vidro têm propriedades únicas, como biocompatibilidade, ação anticariogênica (devido à libertação flúor) e aderência à estrutura dental. Além disso, o coeficiente de expansão térmica do ionômero vidro é baixo e próximo aos valores da estrutura dentária.
O que é restauração com ionômero de vidro?
O ionômero de vidro promove bastante adesividade ao dente e libera flúor. A restauração dentária é um procedimento odontológico que permite a recomposição do dente depois de ter sofrido uma fratura ou uma cárie. E existem diversos materiais que possibilitam esse procedimento, um deles é o ionômero de vidro.
Para que serve o ionômero de vidro tipo I II III e IV?
Classificação De acordo com as suas aplicações clínicas são classificados em: Tipo I, para cimentação ou fixação de restaurações rígidas. Tipo II, para restaurações diretas, estéticas e intermediarias ou reforçadas. Tipo III, para forramento ou base e selamentos de cicatrículas e fissuras[8, 9].
O que é CIV na odontologia?
Resumo: Os cimentos de ionômero de vidro (CIV) são um dos materiais mais estudados e utilizados na Odontologia moderna. … Palavras-chaves: Cimentos de ionômero de vidro; flúor; prevenção. Abstract: Glass-ionomer cements (GIC) represent one of the most studied and used materials in modern dentistry.
O que é o CIV odontológico?
Os CIV são materiais muito utilizados na Odontologia moderna devido às suas propriedades clínicas, que incluem liberação de flúor, adesividade à estrutura dentária, coeficien- te de expansão térmico-linear semelhante à estrutura dentá- ria, poder antimicrobiano e atividade anticariogênica1,6,12,20,27.
Quais as vantagens e desvantagens dos cimentos de ionômero de vidro?
São elas: biocompatibilidade, coeficiente de expansão térmica semelhante ao da estrutura dental, liberação de flúor e adesividade. Suas desvantagens são: baixa resistência à tração e compressão, estética inferior ao de resinas compostas e baixa resistência ao desgaste.
São vantagens do cimento ionômero de vidro exceto?
São vantagens do cimento ionômero de vidro, exceto:
- Tempo de trabalho longo.
- Adesividade.
- Biocompatibilidade.
- Liberação de flúor.
Quanto tempo dura uma restauração de ionômero de vidro?
De 6 meses a 2 anos, dependendo do material.
O que significa ionômero?
Ionômero é uma composto de macromoléculas em que é formado na ionização ou em grupos ionizáveis.
Quais são os tipos de ionômero de vidro?
Tipos de ionômero de vidro:
- TIPO I: São utilizados para cimentação (maior escoamento);
- TIPO II: Indicados para restaurações principalmente em regiões cervicais que sofreram abrasão / erosão / abfração e cárie. …
- TIPO III: Indicados para forramento / base de restaurações de amálgama ou resina composta.
Qual é a classificação dos cimentos de ionômero de vidro quanto à indicação?
Os cimentos de ionômeros de vidro podem ser classificados de acordo com as aplicações clínicas e composição química. De acordo com as suas aplicações clínicas são classificados em: Tipo I, para cimentação ou fixação de restaurações rígidas. Tipo II, para restaurações diretas, estéticas e intermediarias ou reforçadas.
Quais os tipos de CIV?
De acordo com a sua composição química, os CIVs podem ser classificados como convencionais, reforçados por metais, alta viscosidade e modificados por resina[10,6].