Qual a função da caixa de gordura?
As caixas de gordura previnem entupimentos causados por dejetos provenientes da cozinha, por isso são componentes de grande importância no sistema hidráulico. O equipamento funciona por meio de um sifão que retém a gordura dentro da caixa e a impede de ficar circulando pela tubulação.
É necessário ter caixa de gordura?
Apesar de não obrigatórias, as caixas de gordura são responsáveis pelo acúmulo de toda essa sujeira que escoa, impedindo que chegue até o esgoto.
Como funciona a caixa de gordura residencial?
A caixa de gordura é um dispositivo entre o cano da pia da cozinha e a rede coletoria de esgoto ou fossa. Sua função é não deixar que a gordura dos utensílios se misturar com a água. A água e a gordura vão para a caixa. Por ser mais leve, a gordura flutua e a água fica embaixo.
Onde se usa caixa de gordura?
Esse objeto serve para proteger a tubulação, seja de áreas comerciais ou residenciais. O próprio nome já dá sugestões sobre o que é caixa de gordura. Basicamente, é uma caixa que serve para coletar a gordura eliminada pela manipulação de alimentos na pia, impedindo que ela provoque entupimentos.
Porque limpar a caixa de gordura?
A caixa de gordura necessita de uma limpeza periódica, para que dessa forma o fluxo de funcionamento da rede coletora não seja comprometido. Caso a higienização não seja realizada, diversos problemas podem ocorrer, como entupimentos, escoamento lento da água na pia, atração de pragas, mau cheiro, entre outros.
Qual a diferença entre caixa de inspeção e caixa de gordura?
A caixa de gordura retira a gordura dos rejeitos oriundos da cozinha, já a caixa de inspeção capta e distribui água potável, sem o esgoto.
O que substitui a caixa de gordura?
A caixa de Inspeção também é um pequeno reservatório com tampa onde é despejado o esgoto dos cômodos que não tem gordura, como banheiros e área de serviço. Serve para inspecionar, ou seja, verificar qualquer problema ou entupimento no caminho do esgoto antes que ele seja jogado na rede pública.
Qual a diferença de caixa de esgoto e caixa de gordura?
A caixa de gordura deve estar ligada diretamente à cozinha, já que ela é responsável por filtrar a gordura despejada na pia. Por outro lado, a caixa de esgoto deve ser instalada próximo aos banheiros e áreas de serviço. O recipiente é capaz de captar a água pluvial, sem esgoto, oriunda destes ambientes.
Como funciona caixa de gordura de cimento?
Elas previnem entupimentos causados por dejetos provenientes de ambientes como a cozinha. A água e a gordura vão para a caixa. Enquanto a gordura, por ser mais leve, fica flutuando, a água fica embaixo e são separadas por uma abertura na caixa, responsável por reter a gordura e liberar somente a água para o esgoto.
Pode jogar água do tanque na caixa de gordura?
4.02.07 A água usada na pia da cozinha tem que passar, obrigatoriamente, pela caixa de gordura. 4.02.08 A água usada no banheiro, na máquina de lavar roupa e no tanque deve ser encaminhada para a caixa de inspeção. Havendo o hábito de lavar panelas no tanque, a água do tanque deve passar pela caixa de gordura.
O que acontece se não limpar a caixa de gordura?
Isso evita que eles passem pelo ralo e danifiquem a tubulação causando entupimentos, e diminui as chances dessa poluição ir para a natureza. Com o tempo, esses blocos compactos de gordura enchem a caixa. Além do risco de transbordar, isso pode causar o entupimento de fossas e esgotos.
Quanto tempo limpar a caixa de gordura?
seis meses
A limpeza da caixa de gordura deve ser realizada, em média, de seis em seis meses. Passando desse tempo, alguns indícios começam a surgir, como: mau cheiro, o escoamento lento da água da pia, o transbordamento da caixa e o aparecimento de insetos no local.
Qual a diferença de caixa de inspeção e caixa de passagem?
Basicamente, a principal diferença é a utilidade que esses dois componentes possuem, já que o esgoto dos banheiros e área de serviço é ligado a caixa de inspeção e o esgoto da cozinha a caixa de gordura.
O que é uma caixa de inspeção?
Trata-se de um elemento do sistema de esgoto normalmente produzido em concreto, que deve ser encaixado nas tubulações, em pontos críticos de entupimento. A caixa de inspeção facilita o acesso aos tubos para realizar a limpeza e desobstrução, e assim prosseguir sua utilização sem a necessidade de troca.