Qual a função da artéria mesentérica inferior?


Eileen Jones08Jul2025

A artéria mesentérica inferior tem origem na aorta abdominal, vários centímetros acima de sua bifurcação (nas artérias ilíacas comuns). É responsável pela irrigação sangüínea do intestino grosso, exceto de sua parte inicial (irrigado pela artéria mesentérica superior).





O que é artéria mesentérica?

As artérias mesentéricas cranial e caudal são vasos originados da aorta descendente e são responsáveis pela irrigação sanguínea de grande parte do aparelho digestório das aves.

Onde fica a artéria mesentérica?

A artéria mesentérica superior é responsável pela irrigação sanguínea de parte do pâncreas, todo o intestino delgado (exceto parte do duodeno), e de parte do intestino grosso. Origina-se da aorta abdominal, abaixo da origem do tronco celíaco.



O que a artéria mesentérica inferior irriga?

A artéria mesentérica inferior tem origem na aorta abdominal, vários centímetros acima de sua bifurcação. É responsável pela irrigação sangüínea do intestino grosso, exceto de sua parte inicial.

Onde fica a artéria mesentérica inferior?

Artéria Mesentérica Inferior Ela emerge da parte anterior esquerda da aorta abdominal, cerca de 4 cm superior à bifurcação aórtica, ao nível da vértebra L3.



Onde fica a veia Mesenterica inferior?

Ao ascender, cruza os vasos ilíacos comuns e se torna a veia mesentérica inferior, que se situa à esquerda da artéria homônima. Passa posteriormente ao colo do pâncreas e termina na veia esplênica, raramente pode terminar na veia mesentérica superior ou no ponto de formação da veia porta.

Quem irriga o mesentério?

Artéria Mesentérica Inferior: irriga desde a metade esquerda do cólon transverso até o reto. O ramo artéria cólica esquerda se bifurca ramo ascendente que irriga a metade esquerda do transverso e a flexura esplênica e um ramo descendente que nutre o cólon descendente.





O que a artéria mesentérica superior irriga?

A artéria mesentérica superior (AMS), normalmente, tem sua origem a partir da aorta abdominal, um pouco abaixo do tronco celíaco e é responsável pela irrigação das estruturas derivadas, embrionariamente, do intestino médio.

Quais são os ramos da artéria mesentérica superior?

A artéria mesentérica superior se origina ao nível da borda inferior do pâncreas, na parede anterior, e emite os ramos jejunais, ileais, art. ileocólica e art. cólica direita. A artéria mesentérica superior nutre o intestino delgado, o cólon ascendente e o cólon transverso.



O que é Síndrome da artéria mesentérica superior?

A Síndrome da Artéria Mesentérica Superior ou de Wilkie é uma causa rara de obstrução duodenal e resulta da compressão da terceira porção do duodeno pela artéria mesentérica superior e pela artéria aorta.

O que a mesentérica superior irriga?

RESUMO – Introdução: A artéria mesentérica superior (AMS), normalmente, tem sua origem a partir da aorta abdominal, um pouco abaixo do tronco celíaco e é responsável pela irrigação das estruturas derivadas, embrionariamente, do intestino médio.





Qual artéria irriga o intestino delgado?

artéria mesentérica comum
A irrigação dos intestinos delgado e grosso dependeu da aorta abdominal, cujo ramo visceral ventral identificado como artéria mesentérica comum distribuiu-se no mesentério e mesocólon.

Qual a origem da artéria cólica esquerda?

A artéria cólica esquerda originava-se sob duas formas: diretamente da artéria mesentérica inferior ou de um ramo comum com um ramo de artérias sigmóideas ou com uma artéria sigmóidea (Tabela 2).



Quais os ramos da artéria mesentérica superior?

A artéria mesentérica superior se origina ao nível da borda inferior do pâncreas, na parede anterior, e emite os ramos jejunais, ileais, art. ileocólica e art. cólica direita. A artéria mesentérica superior nutre o intestino delgado, o cólon ascendente e o cólon transverso.











Subscribr Now

Get All New Job Notification