Qual o pensamento educacional de Abelardo?
Abelardo foi um dos intelectuais de sua época que desenvolveu os princípios da dialética. Ele ensinava em suas aulas os princípios racionalistas que aprendera por meio da leitura de obras de Aristóteles e Boécio.
O que é dialética para Abelardo?
A dialética é para Abelardo muito mais do que um discurso feito de forma habilidosa, ela é o instrumento que ajuda a distinguir com clareza o verdadeiro do falso. Seguindo regras lógicas ela vai conseguir determinar se o discurso científico é verdadeiro ou é falso.
Quem foi Pedro Abelardo e quais suas contribuições para a filosofia?
Pedro Abelardo ou Pierre Abélard (1079-1142) foi um filósofo, teólogo e lógico francês, considerado uma das grandes figuras da filosofia escolástica e um dos maiores pensadores do século XII. … Com 11 anos ingressou na École de Chartes onde aprendeu o Trivium – conjunto das disciplinas: lógica, gramática e retórica.
Onde Pedro Abelardo nasceu?
Le Pallet, FrançaPedro Abelardo / Local de nascimentoLe Pallet é uma comuna francesa na região administrativa da Pays de la Loire, no departamento de Loire-Atlantique. Estende-se por uma área de 11,75 km². Em 2010 a comuna tinha 2 948 habitantes. É a cidade natal do filósofo medieval Pedro Abelardo. Wikipédia
Qual foi a explicação que Pedro Abelardo sobre a questão dos universais?
Abelardo defendia a abstração dos universais, opondo aos conceitos reinantes de “vox” (nominalismo) e “res” (realismo) o “sermo”, função lógica do espírito. Para ele o conceito é universal, enquanto se aplica aos indivíduos que dele participam, representando, portanto, uma situação e não uma coisa sem si.
O quê Guilherme de Ockham defendia?
Guilherme de Ockham e o conceito de Liberdade O homem teria o direito de decidir o seu fim e a sociedade não deveria impor nada a ele. Para a ética, a liberdade é o assunto por excelência. A liberdade é muito importante para a ética, porque se ocupa do livre arbítrio, da finalidade de nossa vida e existência.
Quais são os filósofos medievais?
Maimônides, Nahmanides, Yeudah ben Levi (judeus), Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli (árabes), Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon e São Boaventura são considerados os principais nomes da Filosofia medieval.
Quem foi Pedro Abelardo fale sobre sua vida?
Pedro Abelardo Filósofo e teólogo francês. … Apaixonado desde cedo pela filosofia, estudou lógica, entre 1094 e 1106, em Loches e Paris, entrando logo em conflito com o tradicionalismo de seus mestres. Foi professor em Melun, Corbeil e Paris, ensinando dialética, o que lhe valeu intermináveis perseguições.
Qual o filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino?
Platão
O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi. Platão.
O que é a questão dos universais?
Problema dos universais (ou “querela dos universais“) é a designação dada ao debate, sustentado pelos historiadores da filosofia, sobre questão de saber se os universais são coisas ou meramente palavras.
O que foi a questão dos universais na Idade Média?
Na Idade Média, a questão dos universais foi a discussão (ou a “querela”) acerca da natureza destes gêneros e espécies (de 0 a 2 pontos); – Como idéias universais, em sua relação com a realidade dos objetos particulares, e, com a inteligência humana (de 0 a 2 pontos);
Quanto aos pensamentos de Guilherme de Ockham é correto afirmar que?
Para Ockham a fé não pode fazer conhecer de maneira clara e inequívoca as suas verdades. A fé não pode apresentar argumentos que possam ser demonstrados. A razão também não pode proporcionar assistência e apoio para a fé, pois para as coisas divinas a razão é ineficaz. …
Como Guilherme de Ockham poderia ser classificado?
O teólogo escolástico inglês Guilherme de Ockham (1285-1347), ou William de Ockham, é considerado o precursor do racionalismo, do cartesianismo e do empirismo moderno.
Quem foi o primeiro filósofo medieval?
O principal filósofo do período é São Tomás de Aquino. O filósofo desenvolveu, sobretudo, o pensamento de Aristóteles, unindo-o aos princípios religiosos, formando um pensamento racional sustentado na fé.