Qual o conceito de direito reprodutivo?
Os Direitos Reprodutivos compreendem o direito básico de todo casal e de todo indivíduo de decidir livre e responsavelmente sobre o número, o espaçamento e a oportunidade de ter filhos/as e de ter a informação e os meios de assim o fazer, gozando do mais elevado padrão de saúde sexual e reprodutiva.
Quais são os direitos reprodutivos?
Direito de ter relação sexual independente da reprodução. Direito ao sexo seguro para prevenção da gravidez indesejada e de DST/HIV/AIDS. Direito a serviços de saúde que garantam privacidade, sigilo e atendimento de qualidade e sem discriminação. Direito à informação e à educação sexual e reprodutiva.
Quais são as principais preocupações dos direitos reprodutivos?
➢ Tem se focalizado a atenção no comportamento sexual das mulheres mais do que no comportamento sexual dos homens. ➢ Tem se esperado que as mulheres assumam a responsabilidade e riscos de uma gravidez, entretanto elas têm sido excluídas da tomada de decisões, tanto nas relações pessoais como nas políticas públicas.
Como os direitos reprodutivos podem ser violados?
Emergiram três categorias: (1) barreiras no acesso aos serviços e na consolidação das políticas públicas; (2) violência institucional como obstáculo à assistência da mulher; e (3) avanços, retrocessos e resistências no âmbito da atenção e das políticas públicas direcionadas à mulher em situação de violência sexual.
O que são direitos sexuais e reprodutivos e por que é importante a abordagem sobre sexualidade na escola?
Os direitos sexuais e reprodutivos constituem um campo de grandes tensões históricas. Remetem a temas que têm sido, por séculos, alvo de muitos embates na área dos direitos humanos, como o direito à autodeterminação da mulher na vivência de sua sexualidade, à anticoncepção e à homossexualidade 1.
Como surgiu os direitos sexuais?
Esses direitos foram cunhados a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, organizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1948, após os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial.
Que é o direito à autonomia reprodutiva?
O direito reprodutivo defende a autonomia e a liberdade da mulher, e este direito demanda necessariamente a discussão de temas polêmicos, e, que na sociedade brasileira são de difícil acesso.
O que são os direitos universais?
Os direitos humanos são universais, o que quer dizer que são aplicados de forma igual e sem discriminação a todas as pessoas; Os direitos humanos são inalienáveis, e ninguém pode ser privado de seus direitos humanos; eles podem ser limitados em situações específicas.
Quais são os princípios dos direitos humanos?
Os princípios essenciais dos direitos humanos enunciados pela primeira vez na DUDH – universalidade, interdependência e indivisibilidade, igualdade e não- discriminação – são cruciais para a realização da justiça.
Como a sexualidade pode se manifestar no ser humano *?
De acordo com sua orientação sexual, uma pessoa pode ser heterossexual, homossexual ou bissexual. A orientação sexual diz respeito à atração afetiva ou sexual de cada pessoa, ou seja, se uma pessoa apresenta atração pelo sexo oposto, por pessoas do mesmo sexo ou, ainda, por pessoas dos dois sexos.
Quem procurar em caso de violação dos direitos?
O consumidor que sinta que seu direito foi violado pode, primeiramente, procurar o estabelecimento e tentar uma negociação. Caso não consiga chegar a um acordo, o consumidor pode procurar o Instituto de Defesa do Consumidor – Procon-DF e fazer uma reclamação.
Qual é o papel do governo brasileiro em relação aos direitos sexuais e reprodutivos?
O documento Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos: uma prioridade do governo apresenta as diretrizes do Governo para garantir os direitos de homens e mulheres, adultos(as) e adolescentes, em relação à saúde sexual e à saúde reprodutiva, enfocando, principalmente, o planejamento familiar.
Quais ações devem ser promovidas para garantir os direitos sexuais e reprodutivos?
Realizar atividades de educação permanente no próprio local de trabalho a partir de situações cotidianas pode ser uma alternativa para fazer com que o tema direitos sexuais e reprodutivos tenha concretude e reconhecimento pelos profissionais e que assim sejam incorporados às suas práticas de atenção à saúde.
O que são direitos sexuais e reprodutivos Qual a importância desse debate no campo da saúde pública e da dignidade humana da mulher?
Na perspectiva feminista aqui adotada, os direitos reprodutivos dizem respeito à igualdade e à liberdade na esfera da vida reprodutiva. Os direitos sexuais dizem respeito à igualdade e à liberdade no exercício da sexualidade.