Qual é o conceito da autoestima?


Derrick Suttle16May2025

A autoestima corresponde à valoração intrínseca que o indivíduo faz de si mesmo em diferentes situações e eventos da vida a partir de um determinado conjunto de valores eleitos por ele como positivos ou negativos.





O que é autoestima segundo a psicologia?

Autoestima é a capacidade que temos de valorizar ou não a nossa identidade, se estamos satisfeitos com o que somos, se confiamos em nós mesmos e se reconhecemos o nosso valor. Para a psicologia, a autoestima é a avaliação subjetiva que cada um faz de si, das suas características emocionais e comportamentais.

Quem criou o conceito de autoestima?

Se define, como William James (1892), o “si mesmo” como o conhecimento que o indivíduo tem de si próprio, pode-se dividir esse conhecimento em dois componentes distintos: um descritivo, chamado autoimagem, e outro valorativo, que se designa autoestima.



O que é autoestima na filosofia?

Em poucas palavras, autoestima é a visão que temos de nós mesmos, ainda que inconsciente. É o valor e qualidades que relacionamos a nós mesmos, o conhecimento que temos de nossos potenciais e a maneira com que lidamos com as dificuldades diárias sem deixar pra trás pedaços de nossa essência.

Quais são as bases da autoestima?

Pelo exposto até aqui, podemos dizer que as bases da autoestima são a autoconfiança e o autorrespeito. Autoconfiança: confiar em si mesmo, saber-se capaz mesmo diante de situações novas.



Quais são os tipos de autoestima?

E quais são os tipos de autoestima?

  1. 1 – A autoestima baixa. Vamos começar com o subtipo mais comum e que mais é abordado atualmente. …
  2. 2 – A autoestima alta. Muito se acredita que esse tipo é o melhor e mais recomendado. …
  3. 3 – A autoestima frágil. …
  4. 4 – A autoestima boa.

12 de fev. de 2019

Quais os seis pilares da autoestima?

O conceito de autoestima que orienta essa proposta segue os pressupostos de Branden (2002) que apresenta seis atitudes fundamentais que necessitam ser desenvolvidas: viver conscientemente, autoaceitação, autorresponsabilidade, autoafirmação, intencionalidade e integridade pessoal.





Quando surge a autoestima?

É formada ainda na infância, utilizando o tratamento que se dá à criança como peça chave, ou seja, se a criança for sempre oprimida em relação a suas atitudes terá baixa autoestima e se a criança for sempre apoiada em relação à suas atitudes terá autoestima elevada.

Como surge a autoestima?

A autoestima não nasce com a pessoa. Assim, consequentemente, a autoestima baixa também não. Por isso, a autoestima vai se moldando de acordo com as experiências que temos nas nossas vidas. As fases da infância e da adolescência são muito importantes para essa construção.



Como se forma a autoestima?

A autoestima começa a formar-se na infância através da interação com as outras pessoas. Nesse sentido, a construção da perceção que, cada um de nós tem de si mesmo, começa quando somos crianças. O comportamento das pessoas mais próximas é muito importante para a construção da autoestima infantil.

Como forma a autoestima?

Os pilares da autoestima

  • Autoaceitação. Uma postura positiva com relação a si mesmo como pessoa. …
  • Autoconfiança. …
  • Competência social. …
  • Elimine a culpa. …
  • Não se compare com os outros. …
  • Seja sincero consigo mesmo. …
  • Comemore suas vitórias. …
  • Viva no presente.




Quais são as características da autoestima?

Tem uma percepção realista de si mesmo em relação aos seus pontos negativos e positivos; Vêem as mudanças como desafios; São atentas a oportunidades; Respeitam a si mesmas e aos outros.

Quais as características de uma pessoa com autoestima?

Uma pessoa com elevada autoestima sente-se satisfeita com quem é, mesmo tendo a noção de que ninguém é perfeito e de que todos têm pontos em que é preciso melhorar. Enquanto a vaidade é o que a pessoa deseja mostrar aos outros, a autoestima reflete o que o indivíduo pensa de si mesmo quando ninguém está vendo.



O que fazer para ter auto confiança?

Como desenvolver autoconfiança

  1. Pare de se comparar com os outros. …
  2. Tenha cuidado com seu corpo. …
  3. Pratique a auto-compaixão. …
  4. Abrace a dúvida. …
  5. Realize experiências comportamentais. …
  6. Elimine pensamentos negativos e preocupantes. …
  7. Aproveite o momento que você está vivendo. …
  8. Lembre-se de que a vida curta e preciosa.










Subscribr Now

Get All New Job Notification