Qual artéria irriga o fígado?


Catrina Thrash14May2025

artéria hepática comum
A artéria hepática se origina da artéria hepática comum e se divide em artérias hepáticas direita e esquerda. Os dois maiores plexos venosos que são responsáveis pela drenagem do fígado são a veia porta e as veias hepáticas. A veia porta fornece 70% do sangue hepático e leva-o diretamente para o fígado.





O que é vascularização hepática?

A vascularização arterial do fígado se dá pela artéria hepática própria, or- dinariamente definida como a continuação da artéria hepática comum, após esta última emitir a artéria gastroduodenal.

Como ocorre a irrigação dupla do fígado?

Suprimento vascular O fígado, por sua vez, tem irrigação dupla aferente (como os pulmões), com um suprimento venoso dominante e um arterial menos expressivo. A veia porta (formada pela união das veias mesentérica superior e esplênica) conduz os nutrientes do sistema digestório aos hepatócitos.



Como ocorre a circulação hepática?

A circulação porta hepática é a circulação estabelecida entre o estômago, baço, Intestino delgado (duodeno, jejuno e íleo), pâncreas e intestino grosso com o fígado. Os vasos sanguíneos que drenam esses órgãos se fundem formando uma veia única denominada veia porta hepática, que acessa o fígado.

Onde se localiza a artéria aorta?

A aorta é o maior vaso sanguíneo no corpo, maior vaso no sistema cardiovascular. É uma artéria que emerge diretamente do coração, e descende através do tórax para o interior do abdome. Todas as artérias do corpo, exceto as artérias pulmonares, emergem da aorta ou de algum de seus ramos principais.



Onde se localiza a artéria mesentérica?

A artéria mesentérica superior se ramifica da aorta abdominal ao nível da borda inferior da vértebra L1, cerca de 1 cm abaixo do tronco celíaco.

O que significa veias hepáticas?

As veias hepáticas transportam o sangue para a parte inferior da veia cava — a maior veia do corpo — que, em seguida, transporta o sangue do abdômen e das partes inferiores do corpo para a lateral direita do coração.





Qual a relação do fígado com coração?

O fígado é um órgão sensível às alterações hemodinâmicas. Por sua alta atividade metabólica, recebe em torno de 25% do débito cardíaco, que chega por dois sistemas de vasos sanguíneos: a artéria hepática e a veia porta.

Porque drenar o fígado?

A drenagem biliar percutânea é uma alternativa segura e eficaz para tratar as obstruções biliares. Ela pode ser usada para descomprimir os ductos biliares se eles são bloqueados por uma lesão (tumor) ou uma pedra, ou também para preencher um buraco se tiver vazamento de bile.



O que é a tríade portal?

No nível celular, a tríade portal consiste em ramos terminais adjacentes e paralelos de ductos biliares, vênulas portais e arteríolas hepáticas que margeiam os hepatócitos. Ramos terminais das veias hepáticas localizam-se no centro dos lóbulos hepáticos.

O que é um sistema circulatório porta hepático?

A designação de sistema porta hepático é atribuída à veia porta e suas tributárias. É o maior sistema porta do corpo e transporta o sangue dos órgãos abdominais para o fígado.





Onde fica a veia hepática?

As veias hepáticas transportam o sangue para a parte inferior da veia cava — a maior veia do corpo — que, em seguida, transporta o sangue do abdômen e das partes inferiores do corpo para a lateral direita do coração.

Onde fica a artéria aorta no pescoço?

Desce entre a linha mediana e a borda anterior do esternocleidomastóideo e, na parte inferior do pescoço, passa por baixo desse músculo para terminar na veia jugular externa ou, em alguns casos, na veia subclávia.



Em qual das pernas passa a veia aorta?

A artéria femoral é a segunda maior artéria do corpo (a primeira é a aorta), localizada ao longo da coxa, sendo o principal vaso sanguíneo a irrigar o membro inferior.











Subscribr Now

Get All New Job Notification