Qual a relevância de Florbela Espanca para a literatura portuguesa?
Uma das maiores escritoras portuguesas, Florbela Espanca trouxe para a Literatura temas como amor, erotismo e angústia. A poeta portuguesa teve duas antologias publicadas em vida: Livro de mágoas (1919) e Livro de sóror saudade (1923). …
Como se caracteriza a poesia de Florbela Espanca?
Características da poesia de Florbela A poesia de Florbela Espanca é caracterizada por um forte teor confessional. Sua poesia é densa, amarga e triste. Seus temas prediletos foram amor, saudade, sofrimento, solidão e morte, sempre em busca da felicidade.
Porque é que Florbela Espanca se suicidou?
Espanca tentou o suicídio por duas vezes mais em outubro e novembro de 1930, na véspera da publicação da sua obra-prima, Charneca em Flor. Após o diagnóstico de um edema pulmonar, a poetisa perdeu definitivamente a vontade de viver. Não resistiu à terceira tentativa do suicídio.
Quem sou eu Florbela Espanca?
Sombra de névoa tênue e esvaecida, E que o destino amargo, triste e forte, Sou a que chamam triste sem o ser… …
Qual é o gênero do texto Florbela Espanca?
Drama. Literatura Portuguesa. … A poetisa portuguesa Florbela Espanca instiga seu leitor a mergulhar em uma fascinante viagem por sua obra, que é recheada de um intenso lirismo exacerbado. E a intensidade desse lirismo pode ser entendido como uma tendência para o drama.
Quando Florbela Espanca morreu?
8 de dezembro de 1930Florbela Espanca / Data de falecimento
Quem foi Florbela Espanca o que tornou ser uma mulher à frente de sua época?
Durante muito tempo a poeta foi considerada como uma mulher sem preceitos, sem moral, uma devassa e uma devoradora de homens, além de também ser considerada por muitos como uma mulher que não agia nem possuía um juízo perfeito, devido à intensidade e eloqüência da sua personalidade literária.
Que seja a minha noite uma alvorada?
Florbela Espanca. E se um dia hei de ser pó, cinza e nada, que seja minha noite uma alvorada, que eu saiba me perder para me encontrar…
Quando nasceu Florbela Espanca?
8 de dezembro de 1894Florbela Espanca / Data de nascimento
Onde está enterrada Florbela Espanca?
cemitério de Vila Viçosa
A poetisa nasceu em Vila Viçosa, a 08 de dezembro de 1894, e faleceu em Matosinhos, de 7 para 8 de dezembro de 1930, com 36 anos. Florbela Espanca foi sepultada naquela localidade, mas os seus restos mortais foram depois trasladados para o cemitério de Vila Viçosa.
O que pode uma criatura senão amar?
Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? … amar, desamar, amar? sempre, e até de olhos vidrados, amar?
Quando morreu Florbela Espanca?
8 de dezembro de 1930Florbela Espanca / Data de falecimento
Em que ano nasceu Florbela Espanca?
8 de dezembro de 1894Florbela Espanca / Data de nascimento
O que Carlos Drummond de Andrade quis dizer com o poema amar?
Desta forma, os objetos que o poeta se esforça por amar revelam a precariedade do ser humano. O amor é visto, portanto, pelo eu-lírico como negatividade, pois se desfaz, se esvai ao longo do tempo, estando por assim dizer estreitamente ligado a dor, ao frio, a secura.