Quem eram as capitanias donatários?
Donatários das capitanias Os donatários eram fidalgos leais ao rei de Portugal, além disso, eram componentes da alta aristocracia. Eles ganharam vastos lotes de terra da Coroa Portuguesa, no período do Brasil Colonial, entre os anos de 1534 e 1536. Esses territórios eram chamados de capitanias hereditárias.
Quem eram os donatários e quais eram suas funções?
Quais eram as funções dos donatários? Em geral, os donatários eram comerciantes ou pessoas que pertenciam à pequena nobreza de Portugal. A responsabilidade de desenvolver a capitania era exclusiva do donatário, que recebia o direito sobre o lote de terra a partir da Carta de Doação.
O que foram os donatários das capitanias hereditárias?
Os donatários eram comerciantes e pessoas da pequena nobreza de Portugal que tinham boa relação com a Coroa portuguesa. O desenvolvimento da capitania era função exclusiva do donatário, que recebia o direito de exploração da terra por meio da Carta de Doação.
Quantas eram as capitanias e quantos eram os donatários?
O Sistema de Capitanias Hereditárias. As capitanias hereditárias no litoral brasileiro, doadas por Dom João III entre 1534 e 1536, foram 14. Os donatários, representantes do rei de Portugal na Colônia, foram 12.
Quais são as capitanias?
Mapa das Capitanias Hereditárias
- Capitania do Maranhão: João de Barros e Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade.
- Capitania do Ceará: Antônio Cardoso de Barros.
- Capitania do Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha.
- Capitania de Itamaracá: Pero Lopes de Sousa.
- Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira.
Quais são os direitos e deveres dos donatários?
Direitos e Deveres dos Donatários
- Criar vilas e distribuir terras a quem deseja-se cultiva-las.
- Exercer plena autoridade no campo judicial e administrativo, podendo inclusive autorizar pena de morte.
- Escravizar os índios, obrigando-os a trabalhar na lavoura.
Quais eram os deveres de um donatário?
Como obrigações, os donatários deveriam garantir a defesa da sua capitania contra invasões, sobretudo francesas, protegê-la dos indígenas e repassar para a Coroa os impostos da exploração do pau-brasil e da produção de açúcar nos engenhos.
Qual era a função de um donatário?
Uma vez possuidores da capitania, os donatários concentravam todo o poder administrativo e jurídico. Cabia a eles a função de desenvolver economicamente sua capitania, atrair moradores, distribuir as terras (chamadas de sesmarias), aplicar a lei, desenvolver fortificações para lutar contra indígenas e estrangeiros etc.
Quantas e quais são as capitanias hereditárias?
Entre 1534 e 1536 , foram distribuídas 14 capitanias: 1- Primeira do Maranhão , doada a João de Barros e Aires da Cunha ; 2- segunda do Maranhão , a Fernando Alvares de Andrade ; 3- Ceara , Antônio Cardoso de Barros ; 4- Rio Grande , a João de Barros ; 5- Itamaracá , a Pêro Lopes de Sousa ; 6- Pernambuco ou Nova …
Qual foi a maior capitania do Brasil?
De todos os territórios Brasileiros que foram divididos em capitanias, o lugar onde se verificou maior desenvolvimento foi a região da Nova Lusitânia (correspondente aos atuais Estados de Pernambuco e Alagoas), seguido pela Capitania de São Vicente.
Quais foram as primeiras capitanias hereditárias?
A primeira capitania hereditária que o Brasil teve foi Fernando de Noronha. As ilhas foram descobertas por Gonçalo Coelho em 1503. Em 1504, D. Manuel I estabeleceu a divisão da colônia brasileira em capitanias hereditárias e então, doou o arquipélago a Fernão de Noronha, navegante e comerciante de pau-brasil.
Quais eram os direitos e deveres?
Saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados, segurança, lazer, vestuário, alimentação e transporte são direitos dos cidadãos. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
Quais as principais capitanias hereditárias?
Mapa das Capitanias Hereditárias
- Capitania do Maranhão: João de Barros e Aires da Cunha e Fernando Álvares de Andrade.
- Capitania do Ceará: Antônio Cardoso de Barros.
- Capitania do Rio Grande: João de Barros e Aires da Cunha.
- Capitania de Itamaracá: Pero Lopes de Sousa.
- Capitania de Pernambuco: Duarte Coelho Pereira.
Por que a Capitania de São Vicente prosperou?
De todas as capitanias , as que mais deram certo , foi a de Pernambuco e S. Vicente . Graças ao sucesso obtido com a cana-de-açúcar que era produto de exportação do momento, já que praticamente não existia na Europa.