Qual o outro nome para fruta-do-conde?
Fruta-do-conde (Annona squamosa): Também chamada de pinha ou ata é uma das espécies mais conhecidas, cultivada comercialmente ou em fundo de quintal em todo o Brasil. Apreciada pelo sabor, apresenta muitas sementes com a polpa aderida.
Quantos nomes tem a fruta-do-conde?
Nome Científico: Annona squamosa L. Nomes Comuns: FRUTA-DO-CONDE, PINHA, ATA. Origem: América Central.
Como se chama a fruta-do-conde no Sul do Brasil?
O nome científico da espécie é Annona squamosa. O nome “fruta-do-conde” deve-se ao fato da primeira muda da espécie no Brasil, foi trazida pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda. É conhecida no Norte e em partes do Nordeste do Brasil como “ata”. No sul do país, é conhecida como Ariticum ou Araticum.
Qual fruta é parecida com a fruta-do-conde?
Conheça a araticum, parente da fruta-do-conde.
Como se chama pinha no Rio de Janeiro?
Fruta do conde
Fruta do conde Agora, se falar em “Ata” ou “Pinha“, a galera vai atender seu pedido rapidinho. A Fruta do Conde é chamada por outros nomes pelo Brasil!
Como se chama pinha no Ceará?
fruta do conde
Ata é também conhecida como pinha e fruta do conde.
Quais os nomes de pinha?
A pinha, também conhecida como fruta-do-conde, ata, condessa e cabeça-de-negro, é o fruto da Annona squamosa, árvore da família das anonáceas, a mesma dos araticuns.
Como se chama pinha no Sul do Brasil?
Atualmente, no Brasil, em virtude de tantas andanças, o anón espanhol tem vários nomes em português: pode ser ata, no norte e no nordeste do país, no interior de São Paulo e em Minas Gerais; pode ser araticum, no Rio Grande do Sul; ou, então, I na Bahia, pode ser fruta-do-conde ou pinha.
Como se chama fruta-do-conde no Rio Grande do Sul?
Os nomes variam de acordo com a região: araticum, no Rio Grande do Sul; ata, no Norte e no Nordeste; pinha, na Bahia, onde a fruta originária da América tropical começou a ser cultivada, em 1626, por iniciativa do Conde de Miranda.
Qual a diferença entre atemoia pinha e fruta do conde?
Atemóia é maior, mais doce, tem menos sementes, tem a casca mais pontiaguda e uma polpa que se solta mais fácil. A Atemóia possui quase o dobro de açúcar do que a Fruta do Conde, pois a primeira é na verdade um cruzamento da Fruta do Conde e da Cherimóia, (uma terceira espécie semelhante).
Qual a diferença de fruta do conde e graviola?
A fruta do conde ou pinha tem um formato menor, levemente ondulada. “Quando madura, ela é bem mais fácil de abrir com os gomos soltos”, explica Karin. Também é bem saborosa, cheirosa e levemente doce. A graviola tem a casca lisa, porém com alguns espinhos aparentes.
Como se chama pinha no Rio Grande do Sul?
Os nomes variam de acordo com a região: araticum, no Rio Grande do Sul; ata, no Norte e no Nordeste; pinha, na Bahia, onde a fruta originária da América tropical começou a ser cultivada, em 1626, por iniciativa do Conde de Miranda.
Como se chama pinha em outras regiões?
A Annona squamosa, popularmente fruta-do-conde ou ata (Pará, Piauí, Maranhão, Ceará e Goiás), pinha (Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia), araticum (Minas Gerais) ou fruta-pinha (Angola), é uma árvore frutífera do gênero Annona originária provavelmente do Caribe.
Como se chama fruta-do-conde no Ceará?
pinha
Ata é também conhecida como pinha e fruta do conde.