Qual o objetivo do Projeto Rondon?
O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.
O que significa o Projeto Rondon?
O Projeto Rondon é uma ferramenta extensionista que as IES (privadas e públicas) podem lançar mão para desenvolver projetos práticos de acordo com as temáticas do edital público do Ministério da Defesa às IES brasileiras.
Quem pode se inscrever no Projeto Rondon?
a) cursado, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do curso até dezembro de 2021. b) vínculo ativo no curso até o término do período de execução da Operação (fevereiro de 2021). c) disponibilidade de horário para participar das reuniões preparatórias e da Operação.
Qual a importância do Projeto Rondon para os Povos da Amazônia?
O Projeto Rondon, que usa de forma merecida o nome deste grande brasileiro, proporciona aos jovens universitários e professores terem contato com a difícil vida dos sertões nacionais, fazendo-os conhecer e se integrar àquela dura realidade, dando-lhes a oportunidade de colabo- rar, junto às populações de comunidades …
Como surgiu o Projeto Rondon?
O Projeto Rondon foi semeado em 11 de julho de 1967, quando uma equipe formada por 30 universitários e dois professores de universidades do antigo Estado da Guanabara, conheceram de perto a realidade amazônica no então território federal de Rondônia. A primeira missão teve a duração de 28 dias.
Quando surgiu o Projeto Rondon?
junho de 1968
Operação Zero Nessa Operação, os rondonistas levantaram necessidades locais, de pesquisa e de assistência médica durante 28 dias. Em junho de 1968, foi criado o Grupo de Trabalho Projeto Rondon, subordinado ao então Ministério do Interior, efetivando a criação do Projeto Rondon.
Como faço para participar do Projeto Rondon?
Os convites (edital) são divulgados no site www.defesa.gov.br/projetorondon, normalmente, nos meses de março e agosto. Cada equipe é composta por 8 alunos e como se trata de um projeto do Ministério da Defesa, ele é custeado integralmente pelo Governo Federal, não havendo nenhuma despesa para os alunos participantes.
Quem criou o Projeto Rondon?
O Projeto Rondon foi idealizado no período dos Go- vernos Militares, iniciando por Costa e Silva (1967-1969) a João Batista de Figueiredo (1979-1985).
Qual a importância dos trabalhos de Rondon com os índios?
Ao longo de sua carreira de explorador do interior do Brasil, Rondon esteve nas regiões mais isoladas do país e teve contato com diferentes povos indígenas. O trabalho dele na catalogação de povos e seus costumes foi extremamente importante. Além disso, ficou conhecido por atuar durante toda a sua vida na defesa deles.
Que importância tem o Marechal Rondon a história de nosso país?
Engenheiro militar e sertanista, explorou a Amazônia e trabalhou para proteger os povos tradicionais brasileiros. Cândido Mariano da Silva Rondon, mais conhecido como Marechal Rondon, foi um militar e sertanista que atuou na exploração da Amazônia e na proteção dos povos tradicionais do Brasil.
Quando o projeto Calha Norte começou a ser implantado e ao longo de quais fronteiras?
Criado em 1985, no início do governo José Sarney, o projeto Calha Norte tem o objetivo de povoar as fronteiras do Brasil com Colômbia, Venezuela e Peru, na região amazônica.
Quando terminou o Projeto Rondon?
1989
Esses estudantes eram remunerados com uma bolsa de estudos no valor de um salário mínimo regional. Em 1989, o Projeto Rondon foi extinto pela Lei n.º 7.732.
O que o Marechal Rondon fez de importante?
Marechal Rondon foi um conhecido sertanista (explorador do interior do Brasil) que atuou na integração do oeste e norte do Brasil e na defesa dos povos indígenas. … A contribuição de Rondon para a integração das regiões mais isoladas do país fez com que ele fosse homenageado com o nome de um estado: Rondônia.
Quais eram as ideias propostas pelo Marechal Rondon para os índios?
O lema dele nas relações com os indígenas era “morrer se preciso for, matar nunca”. Ele se aproximou de povos como os bororos e os paresí, e conseguiu manter contato pacífico com povos bastantes hostis, como os nhambiquaras, conhecidos por recusarem-se a manter qualquer tipo de contato com povos não indígenas.