Qual o objetivo da eletroterapia?


Teresa Bradford09Jul2025

A eletroterapia tem como objetivo principal ser um aliado no processo de reabilitação do paciente. O fisioterapeuta utilizará os efeitos da corrente elétrica para conseguir benefícios que vão ajudar no tratamento da patologia.





Quais os benefícios da eletroterapia?

Nos tratamentos estéticos, a eletroterapia é aplicada através do uso de aparelhos que emitem estímulos elétricos de baixa intensidade, os quais podem ajudar na melhora da circulação, nutrição, oxigenação e metabolismo da pele.

Qual a função da eletroterapia na estética?

Sendo um tratamento bastante procurado nas clinicas de saúde e estética, a eletroterapia pode ser usada no corpo ou no rosto, como remoção de manchas escuras na pele, cicatrizes de acne ou de outra cirurgia, eliminar rugas ou linhas de expressão, combater a flacidez, celulite, estrias ou gordura localizada, por exemplo …



Quando usar eletroterapia?

Veja alguns problemas que podem ser tratados com a eletroterapia:

  1. tendinites;
  2. mialgias;
  3. tensões musculares;
  4. bloqueios articulares;
  5. cicatrizações cirúrgicas;
  6. contusões;
  7. anquilose fibrosa;
  8. hipotrofia muscular;

Qual a definição de eletroterapia?

A eletroterapia é um tipo de tratamento fisioterápico que consiste no uso de equipamentos que emitem correntes elétricas ou ondas sonoras, que não trazem risco para a saúde, e que tem como objetivo de ajudar no controle da dor, melhorar a irrigação sanguínea, ou acelerar a cicatrização da pele e a regeneração de outros …



Quais são os efeitos Fisiologicos da eletroterapia?

Como a eletroterapia pode melhorar a circulação sanguínea do seu aluno. Aparelhos como o ultrassom e o ondas curtas tem como efeitos fisiológicos a vasodilatação e a melhora do fluxo sanguíneo, melhorando consideravelmente a circulação sanguínea.

Quais os tipos de eletroterapia?

Principais tipos de eletroterapia

  1. TENS – Terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea. …
  2. Ultrassom. …
  3. Corrente Russa. …
  4. Terapia a laser de baixa intensidade. …
  5. FES – Estimulação elétrica funcional. …
  6. Diatermia por ondas curtas. …
  7. Fotoquimioterapia com psoraleno – PUVA.

27 de dez. de 2021





Quanto custa uma sessão de eletroterapia?

O primeiro passo é anotar o valor que você pagou pelo produto, depois, você deve verificar quantas sessões consegue fazer por dia/mês (4 sessões/dia ou 80 sessões/mês), e deve saber qual o valor que poderá cobrar pela sessão (em nosso exemplo, usamos o valor médio de mercado de R$ 45,00).

Quais as indicações e Contra-indicações da eletroterapia?

Contraindicações: esse tipo de eletroterapia não é indicado no caso de diminuição da sensibilidade local, gravidez, doença cardiovascular avançada, câncer de pele no local, circulação sanguínea prejudicada na região ou sobre feridas abertas ou áreas da pele com infecção, seios ou órgãos sexuais, por exemplo.



O quê eletroterapia e quando há indicação para uso hoje em dia?

Ela pode ser usada nas mais diversas patologias ortopédicas, neurológicas, respiratórias e ginecológicas, sejam elas adultas ou pediátricas. Além de todas essas vantagens, a eletroterapia traz uma série de benefícios que auxiliam muito no processo de reabilitação. São eles: Controle da dor.

Quais são os eletroterapia?

Principais tipos de eletroterapia

  1. TENS – Terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea. …
  2. Ultrassom. …
  3. Corrente Russa. …
  4. Terapia a laser de baixa intensidade. …
  5. FES – Estimulação elétrica funcional. …
  6. Diatermia por ondas curtas. …
  7. Fotoquimioterapia com psoraleno – PUVA.

27 de dez. de 2021





Qual é a classificação da eletroterapia?

Classificação quanto às formas de ondas – Quadrática: alternada, despolarizada. Ex: Tens, Ultra-excitante, Corrente Russa, SMS. Efeitos: analgesia, contração, estimulação muscular de força. Exponencial: polar e apolar Ex: Corrente Farádica Efeitos: contração muscular.

Quais são os efeitos fisiológicos da eletroestimulação neuromuscular?

A estimulação elétrica no músculo tem efeitos imediatos, como a contração muscular e as alterações musculares. A longo prazo há o fortalecimento muscular e mudanças estruturais nas fibras musculares 4.



Quais são os efeitos fisiológicos do TENS?

Os efeitos fisiológicos da eletroterapia sobre o sis- tema neuromúsculo-esquelético são: analgesia, esti- mulação muscular, vasodilatação, redução de edema, diminuição da inibição reflexa, facilitação na cicatri- zação de lesões em tecidos moles e facilitação da con- solidação de fraturas (19).











Subscribr Now

Get All New Job Notification