Qual é o objetivo do estudo social?
O Estudo Social é um processo metodológico específico do Serviço Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social objeto da intervenção profissional – especialmente nos seus aspectos sócio-econômicos, familiares e culturais (CFESS, …
Qual a importância do estudo social?
Fávero (2004) afirma que o Estudo Social é um instrumento de competência do Assistente Social. Sua finalidade é conhecer e interpretar a realidade social na qual está inserido o objeto da ação profissional, ou seja, a expressão da questão social ou o acontecimento ou situação que dá motivo a intervenção.
Quem faz estudo social?
O estudo social é uma ferramenta de trabalho exclusiva do assistente social, conforme estabelece a lei que regulamenta a profissão, consequentemente, a construção dos documentos relatório, laudo e parecer social são atribuições privativas, conforme a lei 8.662/93, art. 5º.
Qual é o campo de estudo do Serviço Social?
Suas principais áreas de atuação são assistência social, saúde, justiça, educação, habitação, relações de trabalho, entre outras. Os campos de trabalho são administração pública, empresas privadas, organizações não governamentais, movimentos sociais.
O que é uma avaliação social?
A Avaliação social é responsável por avaliar os fatores ambientais, sociais e pessoais, ao passo que a Avaliação médico-pericial analisará as funções do corpo e ambos avaliarão a limitação do desempenho de atividades e a restrição da participação social da pessoa com deficiência, segundo suas especificidades (NOGUEIRA, …
Qual a diferença entre estudo social e parecer social?
O Laudo Social mostra o registro das informações referentes ao Estudo/Perícia da análise realizada do Parecer Social. … Parecer Final: sintetiza toda a situação, apresenta uma análise crítica e apontamentos de conclusões ou indicações de alternativas da óptica do Serviço Social.
Como fazer um estudo social de guarda?
O foco do estudo social, feito pela assistente social do fórum, é ver como a criança está sendo cuidada pelos seus pais, seja pela análise do local de moradia, seja pela análise da saúde da criança através de entrevistas e visitas às casas das partes.
Qual a diferença entre o CRAS e o Creas?
O Cras é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social. Já o Creas trata das consequências e acompanha as famílias e indivíduos que sofrem violação dos direitos ou que estão vivendo situação de violência.
O que é campo de atuação profissional?
O que é área de atuação? A área de atuação profissional é, basicamente, o segmento em que você deseja construir sua carreira, de forma mais afunilada e especializada.
Quais as áreas que o assistente social trabalha?
Além da escola, o assistente social também trabalha nas secretarias municipais e estaduais de Educação e universidades. Há vagas também em centros de educação especial e centros de readaptação de crianças.
Como é feita a avaliação social do INSS?
A avaliação social remota será feita nas dependências do INSS ou de entidades parceiras, “cabendo ao cidadão comparecer ao endereço indicado, no dia e hora do seu agendamento para o atendimento”.
Como é feita avaliação social?
A avaliação social para o BPC funciona através de uma entrevista que é realizada na agência do INSS, onde o assistente social irá fazer uma série de perguntas para o solicitante, a fim de averiguar se essa pessoa preenche ou não os requisitos necessários para receber o benefício.
Qual a diferença entre laudo e parecer social?
O Laudo social Este é um documento que apresenta o retrato social de uma problemática e que eventualmente vem para responder os quesitos propostos pelo magistrado. O Laudo Social mostra o registro das informações referentes ao Estudo/Perícia da análise realizada do Parecer Social.
O que significa estudo social no processo de guarda?
21). Além disso, para a realização do trabalho, o estudo social é um processo metodológico, de especialidade do Assistente Social, que tem por finalidade conhecer com profundidade, e de forma crítica, uma determinada situação ou expressão da questão social, objeto da intervenção profissional.