Qual é o conceito de relação jurídica?


Derrick Suttle01Dec2025

Relação jurídica é o vínculo entre duas ou mais pessoas, ao quais as normas jurídicas atribuem efeitos obrigatórios. … O conceito de relação jurídica é fundamental na Ciência do Direito.





O que é relação jurídica e quais seus elementos?

Relação jurídica é um instituto basilar do ordenamento jurídico, nomeadamente do Direito Civil, concebido para instrumentalizar o trânsito jurídico dos bens e outros interesses. A doutrina costuma evidenciar a relação jurídica a partir de três elementos, a saber: os sujeitos, o objeto e o vínculo jurídico.

Quais são as relações jurídicas?

A relação jurídica pode ser: a) Simples: veicula somente um direito subjetivo. b) Complexa: veicula mais de um direito subjetivo, com titulares diversos; c) Plúrima: veicula mais de um direito subjetivo, oriundos de um único titular.



Qual o objeto da relação jurídica?

Objeto da relação jurídica é o próprio objeto do direito subjetivo, são as coisas ou utilidades sobre que incide o interesse legítimo do sujeito ativo a que se refere o dever do sujeito passivo.

Quais são os elementos do conceito de relação jurídica?

A relação jurídica obrigacional é composta por três elementos essenciais, que são: o subjetivo, o objetivo e o espiritual. O subjetivo ou pessoal, que diz respeito aos sujeitos da relação jurídica, ou seja, o sujeito ativo (credor) e o sujeito passivo (devedor).



Quais as principais características da relação jurídica?

É uma relação jurídica. Quer dizer que é um vínculo, entre pessoas, de natureza jurídica. “Relação jurídica é o vínculo entre várias pessoas, mediante a qual uma delas pode pretender alguma coisa a que a outra está obrigada”, diz Buzaid, aproveitando-se da conceituação de Del Vechio.

Quais são os elementos da relação jurídica processual?

É formada por demandante, demandado e pelo Estado-Juiz, sendo essa sua composição mínima, isso porque excepcionalmente pode existir processo sem autor e sem réu, mas está é a estrutura mínima que normalmente se verifica no caso concreto.





Quais são os três elementos da relação jurídica?

A relação jurídica obrigacional é composta por três elementos essenciais, que são: o subjetivo, o objetivo e o espiritual. O subjetivo ou pessoal, que diz respeito aos sujeitos da relação jurídica, ou seja, o sujeito ativo (credor) e o sujeito passivo (devedor).

Qual é a estrutura da relação jurídica?

Toda relação jurídica é formada pelos sujeitos ativo e passivo, o vínculo e o objeto da relação. Sujeito ativo pode ser classificado como a pessoa que tem o direito subjetivo, ou seja, pode exigir da outra pessoa o cumprimento de uma prestação.



Quais são os tipos de tutela jurisdicional?

três modalidades básicas: 1) a tutela jurisdicional de cognição ou conhecimento; 2) a tutela jurisdicional de execução; e 3) a tutela jurisdicional de assecuração ou cautelar.

Quais são os sujeitos da relação processual?

Sujeitos do processo: o Juiz, o Ministério Público e os auxiliares da Justiça.





Quais os elementos da relação jurídica processual?

A doutrina é quase que unânime ao apontar as características da relação jurídica processual, são elas:

  • autonomia;
  • natureza pública ou caráter público;
  • progressividade, continuidade, dinamicidade;
  • complexidade;
  • unicidade ou unidade;
  • trilateralidade.

São elementos de constituição das relações jurídicas?

São elementos da relação jurídica: o sujeito ativo, o sujeito passivo, o vínculo de atributividade que caracterizam o direito. O sujeito ativo é o titular ou beneficiário principal da relação, o sujeito passivo, o devedor de determinada obrigação.



O que seria tutela jurisdicional?

É possível dizer, de maneira resumida, que a tutela jurisdicional funciona como o amparo do Estado para pacificar, dirimir e, consequentemente, solucionar conflitos por meio da aplicação da legislação a casos concretos para obter um resultado prático do processo.











Subscribr Now

Get All New Job Notification