Qual é o conceito de literatura infantil?
“Literatura Infantil são os livros que têm a capacidade de provocar a emoção, o prazer, o entretenimento, a fantasia, a identificação e o interesse da criançada”. (Léu Cunha). A literatura infantil é destinada especialmente às crianças entre dois a dez anos de idade.
Qual é o conceito de literatura?
A Literatura é uma arte produzida com palavras. Sua definição específica depende de questões diversas, tais quais de ordem social, histórica, cultural etc. A Literatura tem papel fundamental na construção do homem enquanto sujeito e cidadão.
Qual é a função da literatura infantil?
Nos seus primórdios, a literatura infantil tem função formadora, ao apresentar modelos de comportamento com a finalidade de reforçar os valores sociais vigentes. A literatura infantil contemporânea oferece uma nova concepção de texto escrito, aberto a múltiplas leituras, questionamentos e reflexões.
Qual a principal característica da literatura infantil?
Literatura infantil O conteúdo de uma obra infantil precisa ser de fácil entendimento pela criança que a lê, seja por si mesma, ou com a ajuda de uma pessoa mais velha. Além disso, precisa ser interessante e, acima de tudo, estimular a criança.
Quais são os elementos da literatura infantil?
Temos, assim, um rico material repleto de histórias, memórias, diversidade cultural, fantasia, encantamento e valores humanos. A escola, por seu caráter pedagógico, por vezes direciona ou prioriza a função didática dos textos direcionados à infância.
Qual é o conceito da literatura brasileira?
Assim, o conceito de literatura brasileira proposto por Afrânio Coutinho é caracterizado por um pertencimento tanto geográfico, a uma terra americana, como histórico-cultural, fruto da ação de indivíduos que a ocuparam e se identificam com ela.
Qual é a principal característica da literatura?
Um texto literário é marcado pela função poética da linguagem, ou seja, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. A literatura não tem compromisso com a realidade, e sim com a recriação dela.
Quais são as 5 funções da literatura?
As funções da literatura
- 1- Função político-social: realizar críticas sociais e políticas.
- 2- Função catártica: liberar emoções e sentimentos.
- 3- Função estética – gerar admiração pelo belo.
- 4- Função cognitiva – transmitir conhecimento.
- 5– Função lúdica – entreter, relaxar, envolver.
Qual a importância de se trabalhar a literatura na educação infantil?
“A literatura nos ajuda, do ponto de vista do humano, a nos constituir. … Esse trabalho que se aprofunda nos livros, autores e outros aspectos das obras, muito mais do que oferecer um caminho à alfabetização, permite que a criança desenvolva o hábito de leitura e aprecie a literatura por ela mesma.
Quais são as principais características da literatura infantil no início do século XX até o advento de Monteiro Lobato ?)?
Lobato tinha uma postura nacionalista, conservadora, polemista e pouco receptiva às propostas modernistas da Semana de 1922. É mais conhecido por suas histórias voltadas ao público infantojuvenil, principalmente a série de narrativas do universo do Sítio do Picapau Amarelo, por ele criado.
Como se divide a literatura infantil?
Literatura infantil: conheça os 5 principais tipos de narrativa
- Fábula. Costumam ser histórias curtas. …
- Conto. Contos são narrativas compactas, onde os personagens geralmente estão envolvidos em um conflito que precisa ser resolvido logo. …
- Crônica. …
- Lendas e mitos. …
- Romance.
31 de mai. de 2017
Quais são as origens da literatura infantil?
A literatura infantil surgiu no século XVII com Fenélon (1651-1715), justamen- te com a função de educar moralmente as crianças. As histórias tinham uma estrutu- ra maniqueísta, a fim de demarcar clara- mente o bem a ser aprendido e o mal a ser desprezado.
Quais são as principais características da literatura brasileira?
Mistura de tendências estéticas (ecletismo) União da arte erudita e da arte popular. Prosa histórica, social e urbana. Poesia intimista, visual e marginal.
Qual é a importância da literatura brasileira?
A literatura brasileira sempre foi um fator de identidade nacional e, nesse contexto, se torna muito importante na formação do indivíduo como cidadão brasileiro, devendo ser ensinada ainda na infância.