Qual é o assunto da obra Os Lusíadas?
Os Lusíadas, grande poema épico de Luís de Camões, foi publicado em 1572, durante o Renascimento em Portugal. … Em dez cantos, subdivididos em estrofes de oito versos, Os Lusíadas trata das viagens dos portugueses por “mares nunca dantes navegados”.
Qual a importância da obra de Lusíadas?
Os Lusíadas, publicado em 12 de março de 1572, narra as grandes navegações de Vasco da Gama. São símbolo cultural e político para os lusitanos e “conferiram dignidade e crédito à língua portuguesa como língua de cultura”, comenta a professora.
É correto afirmar nos Lusíadas que?
É correto afirmar, nos Lusíadas, que: É um poema do passado que nada tem a ver com hoje. É um grande clássico, narra a biografia das Tágides. É um clássico, maior obra da Língua Portuguesa, escrito por Camões, para engrandecer Portugal.
Qual é o significado de Os Lusiadas para a literatura portuguesa?
c) Qual o significado de Os Lusíadas para a literatura portuguesa? Por quê? Resposta: Os Lusíadas é a maior epopeia já realizada em língua portuguesa. Ao narrar a viagem de Vasco da Gama para as Índias, a obra imortaliza o momento de maior glória vivido pelo país.
Qual o personagem principal de Os Lusíadas?
Vasco da Gama
O primeiro interlocutor é Vasco da Gama, personagem principal e narrador privilegiado que conta ao rei de Melinde a história de Portugal e da sua própria viagem. É Vasco da Gama que canta a dor da sua partida, a saga dos heróis ancestrais (como D.
Qual a importância de uma obra como esta Os Lusíadas de Camões por que é estudada até hoje?
Sua melhor produção clássica foi, para a maioria dos críticos, Os Lusíadas, obra de destaque na literatura portuguesa pela expressividade, importância histórica de Portugal, complexidade estrutural, erudição mitológica e fluência retórico-poética.”
Por que Os Lusíadas são classificados como uma obra renascentista?
Sendo Os Lusíadas um texto renascentista, não poderia deixar de seguir a estética grega que dava particular importância ao número de ouro. Assim, o clímax da narrativa, a chegada à Índia, foi colocada no ponto que divide a obra na proporção áurea (início do Canto VII).
É correto afirmar que o verso por mares nunca dantes navegados faz referência a viagem de?
A viagem de Vasco da Gama, que, em 1498, descobriu um novo caminho marítimo para a Índia.
Quais são as epopeias?
São exemplos de epopeias: Ilíada e Odisseia, de Homero; Eneida, de Virgílio (70 a. C. -19 a. C.); e Os lusíadas, de Luís Vaz de Camões (1524-1580).
Qual a importância da obra de Camões para a literatura portuguesa?
é considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de nossa língua. […] O estudo camoniano é de suma importância para a compreensão da língua portuguesa, pois Camões é considerado o divisor entre a época arcaica e moderna. Seus textos, sua ‘engenhosidade e arte’ são indiscutíveis.
Tem como objetivo elogiar a bravura dos portugueses e o faz através da narração dos episódios mais valorosos da colonização brasileira?
(FESL) Em Os Lusíadas, Camões: d) lamente que, apesar de ter dominado os mares e descoberto novas terras, Portugal acabe subjugado pela Espanha. e) tem como objetivo elogiar a bravura dos portugueses e o faz através da narração dos episódios mais valorosos da colonização brasileira.
Qual é o principal eixo narrativo de Os Lusíadas?
A Epopeia escrita em dez cantos, tem como tema as navegações ultramarinas do século XVI, as grandes conquistas do povo português e a Viagem de Vasco da Gama às Índias. A mitologia greco-romana a o Cristianismo são temas recorrentes na obra.
Como se chama aquele que em Os Lusíadas personifica o povo português?
Para além destas subversões, o poema camoniano tem um herói coletivo – o povo português -, representado através de uma sinédoque – “O peito ilustre lusitano” – que visa o engrandecimento do Império e a expansão da Fé e da cultura europeia.
Qual a importância das obras de Camões?
é considerado o maior poeta renascentista português e uma das mais expressivas vozes de nossa língua. […] O estudo camoniano é de suma importância para a compreensão da língua portuguesa, pois Camões é considerado o divisor entre a época arcaica e moderna.