Qual é a função do disjuntor diferencial residual?


Isaac Wong29May2025

O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.





Quando usar diferencial residual?

Desde 2012, o dispositivo DR (Diferencial Residual) é obrigatório nos casos:

  1. Em circuitos que sirvam a pontos de utilização situados em ambientes que contenham chuveiro ou banheira;
  2. Em circuitos que alimentam tomadas localizadas em áreas externas à edificação;

Quando se deve utilizar o disjuntor eletromagnético e o disjuntor diferencial residual?

O diferencial residual (DR) é destinado à proteção de pessoas contra choques elétricos. Seu uso se justifica porque o disjuntor termomagnético não é capaz de reconhecer correntes da ordem de centésimos de ampère, as quais são capazes de causar danos graves caso cheguem a percorrer o corpo humano.



Como funciona interruptor diferencial Residual?

O Interruptor Diferencial Residual tem a função de desligar automaticamente o circuito caso exista um corrente de fuga que ultrapasse 30 mA, ou seja, caso ocorra um fuga de corrente maior que 30 mA, o IDR reconhece e desliga automaticamente o circuito.

Quais são as funções dos disjuntores?

O disjuntor atua em função dos níveis da corrente elétrica que atravessa o sistema: quando ocorre alguma sobrecarga, o aparelho desarma e interrompe o funcionamento de toda a rede, impedindo danos ao próprio circuito e aos eletrônicos nele conectados.



Qual é a função do interruptor diferencial?

O interruptor diferencial é um dispositivo de proteção que desliga automaticamente o circuito elétrico ao detetar uma fuga de corrente.

Para que serve o disjuntor SDR?

É um dispositivo destinado a ser associado a um disjuntor termomagnético, adicionando a este a proteção diferencial residual, ou seja, esta associação permite a atuação do disjuntor quando ocorrer uma sobrecarga, curto circuito ou corrente de fuga à terra.





Como saber qual DPS devo usar?

Em geral, são utilizados os seguintes valores:

  • Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA.
  • Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA.
  • Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.

14 de mai. de 2020

Qual a diferença entre disjuntor termomagnético e disjuntor diferencial residual?

Os disjuntores são peças essenciais para qualquer instalação elétrica. … Disjuntor termomagnético: Utilizado em instalações residenciais e comerciais, o disjuntor termomagnético protege contra curto-circuito e sobrecarga. DR – INTERRUPTOR DIFERENCIAL RESIDUAL. DR é um dispositivo que identifica fugas de corrente.



Qual a diferença entre um disjuntor termomagnético é um disjuntor diferencial residual DDR?

Disjuntor diferencial residual (DDR) O DDR é um dispositivo de proteção que possui tantos a função de um disjuntor termomagnético (DTM) como a função de um interruptor diferencialresidual (IDR) em um só. Dessa forma, ele consegue atuar contra curtos-circuitos e sobrecargas e também contra fugas de corrente.

O que significa 30 ma?

A sensibilidade do DR pode variar de acordo com dispositivo e aplicação, o valor de 30mA é proposital, pois essa é a intensidade máxima de corrente que uma pessoa consegue suportar sem sofrer danos.





Qual a função de um disjuntor motor?

O dispositivo garante a proteção de circuitos e motores contra correntes de sobrecargas e curto-circuitosdotado de disparadores térmicos e magnéticos, que podem ser calibrados em função das caraterísticas da carga, e também é dotado da capacidade de sensibilidade à falta de fase.

Quais os principais tipos de disjuntores?

Tendo isso em mente, podemos considerar três tipos de disjuntores principais, que possuem uma atuação muito semelhante. São eles: térmicos, magnéticos e termomagnéticos.



Qual é a principal função do interruptor paralelo?

2 – Interruptores paralelos: também conhecidos como “chave hotel” em algumas regiões, ou ainda interruptores “three-way”. Servem para ligar e desligar uma lâmpada (ou grupo de lâmpadas) a partir de dois pontos de comando (dois interruptores).











Subscribr Now

Get All New Job Notification