Qual a função do kibutz?
Criados em 1910 na sociedade israelense, os kibutz são agrupamentos em que funcionam comunidades com as seguintes características: atividades agrícolas, propriedades coletivas, igualdade social, meios de produção próprios, distribuição da produção para a comunidade e prioridade à educação das crianças.
Que são kibutz?
O kibutz é uma unidade social e econômica autossuficiente, em que as decisões são tomadas por seus membros, e cujos bens e meios de produção são de propriedade coletiva. Hoje 1,7% da população vive em 267 kibutzim.
Como morar em um kibutz?
A entrada é sujeita a uma entrevista com um sheliach ou coordenador de programa. Você deve receber a permissão por escrito de um médico para este programa de trabalho intensivo. Os participantes devem estar fisicamente e mentalmente preparados para a vida no kibutz e vir com uma vontade de trabalhar.
Qual a importância dos kibutz para a constituição do Estado de Israel?
Os kibutzim forneceram, a Israel, uma parte desproporcionalmente importante dos seus líderes intelectuais, políticos e militares. Apesar de o movimento dos kibutzim nunca ter excedido 7% da população de Israel, ele poderá ter contribuído, como poucas instituições em Israel, para cunhar a identidade cultural do país.
O que é kibutz e moshav?
Israel é o berço de duas formas exclusivas de assentamentos agrícolas: o Kibutz (plural “kibutzim”) – comunidade coletiva em que os meios de produção, responsabilidades e lucros são de propriedade geral; e o Moshav (plural “moshavim”) –vila agrícola onde cada família tem direito a manter a sua própria casa e trabalhar …
Quais a principais recursos hídricos de Israel?
Com a maior parte do seu território sendo desértico, são poucas as fontes naturais de água doce, entre elas o mar da Galiléia e dois aquíferos subterrâneos. Devido à expansão do país e à ausência de outras fontes de água doce, tais recursos não foram mais suficientes para cobrir todos os usuários da água.
Como surgiu o kibutz?
Costumava-se dizer que o solo da Palestina tinha propriedades mágicas para transformar um simples judeu em um forte e nobre fazendeiro. Assim, o primeiro kibutz, como se conhece hoje em dia, nasceu em 1910 – o Degania, fundados por dez rapazes e duas moças. Em 1914, eles já contavam com 50 membros.
Como um brasileiro pode morar em Israel?
CONCESSÃO DE VISTO PARA IMIGRANTES O principal critério utilizado por Israel para aceitar os pedidos de imigração é a chamada “lei do retorno”, ou seja, é legítima a entrada de judeus e descendentes estrangeiros, sendo considerado um direito por nascimento que se estende até a terceira geração.
Como se tornar um cidadão israelense?
A cidadania israelense pode ser obtida pelo direito de nascimento ou pela Lei do Retorno. Ela pode ser dada por adoção, através do casamento com um cidadão israelense. Também pode-se obtê-la residindo legalmente em Israel por um período de tempo.
O que significa moshav?
Moshav (em hebraico, מושב; translit. moshav; plural: moshavim, “assentamento, vila”) é um tipo de comunidade rural cooperativa israelense que combina fazendas geridas privadamente e coletivização de serviços, como a comercialização de produtos e algumas vezes indústria leve.
O que é o movimento sionista?
O sionismo foi a principal força por trás da criação do Estado de Israel. Idealizado e divulgado pelo jornalista e escritor austro-húngaro Theodor Herzl, esse movimento político defendia o direto dos judeus de terem sua pátria na região que a bíblia chamou de “Terra de Israel”.
Como Israel produz água potável?
Em todo o país, há cinco plantas de dessalinização, que utilizam a água do Mar Mediterrâneo. Essas usinas geram mais de 100 milhões de m³ de água ao ano e abastecem 70% do consumo doméstico.
Como Israel consegue água?
Uma famosa invenção israelense, a irrigação por gotejamento, traz grande economia de água. A tecnologia utiliza a quantidade precisa de água, pois irriga a planta e não o solo, e otimiza as suas condições de umidade e aeração.
Quem venceu a primeira guerra Árabe-israelense?
Dessa forma, a declaração de guerra de alguns dos países da Liga Árabe em maio de 1948 transformou-se na primeira guerra entre árabes e israelenses. Com o forte apoio dos Estados Unidos, Israel derrotou seus adversários, ocupando os territórios da Galileia, o Deserto de Neguev e a Cisjordânia, a oeste do rio Jordão.