Qual a função das células da granulosa?
As células da granulosa têm um importante papel na maturação oocitária in vitro e os benefícios da presença dessas células durante essa etapa podem ser atribuídos à formação de um microambiente favorável (bioquímico e metabólico) ao redor do oócito.
Qual a função das células da teca?
As células da teca são células somáticas presentes no folículo em desenvolvimento. … As células da teca também protegem o folículo em desenvolvimento, dando suporte estrutural e vascular até á ovulação. Após a ovulação as células da teca tornam-se a origem e suporte hormonal para a gravidez.
Qual importância das células da teca e da granulosa após o evento da ovulação?
As células da granulosa e da teca produzem activadores do plasminogénio em resposta à FSH e LH que activam esta substância para produzir plasmina, a qual promove o aparecimento de colagenase activa que induz a ruptura da parede folicular.
O que a teca produz?
Ao redor do folículo há a formação da teca interna, cujas células diferenciam-se em células secretoras de esteroides (produzidos a partir de colesterol), produzem androstenediona e testosterona sob efeito do LH.
O que é granulosa?
Que tem a superfície áspera.
O que é capa granulosa?
Camada granulosa: composta de células achatadas com núcleo central, que contém numerosos grânulos de querato-hialina (basófilos).
Quais são os hormônios que atuam sobre as células da teca e as células foliculares?
As células da teca e as células foliculares vão exercer influência em um hormônio que é o LH (hormônio luteinizante).
Quais as organelas predominam nas células da teca interna e qual hormônio elas secretam?
As células da teca interna sintetizam um hormônio esteroide – a androstenediona – que é transportado para a camada granulosa no interior do folículo. As células da granulosa, sob influência do FSH, sin- tetizam uma enzima aromatase, que transforma androstenediona em estradiol.
Quais são os hormônios que atuam sobre as células da teca e as células foliculares e quais são os hormônios ou substâncias que essas células produzem?
O LH e a inibina estimulam a produção de mais andrógenos pelas células da teca. A produção de andrógenos, precursores dos esteroides, posteriormente será controlada pelo IGF-1, ativina, BMPs e EGF (Driancourt, 2001).
Quem produz a Inibina?
Na mulher, a principal fonte de inibina B são as células da granulosa de folículos em crescimento, enquanto a inibina A é secretada principalmente pelo corpo lúteo e pela placenta.
Quais células foliculares produzem estrogênio?
As células foliculares produzem estrogênio, mas as células do estroma também produzem estrogênio. O folículo em crescimento é bem maior porque nele vão aparecer os vacúolos hídricos. O folículo maduro tem uma teca externa e uma teca interna. A cavidade folicular começa a ser preenchida por líquido.
Onde fica o corpo lúteo?
O corpo lúteo é uma estrutura que é formada nos ovários logo após a ovulação. Os ovários são duas estruturas arredondadas que ficam ao lado do útero e são responsáveis por liberar os óvulos durante o o ciclo menstrual.
Onde se localiza a camada basal?
A primeira camada, a mais profunda da epiderme, denomina-se camada basal. É nela que as células “nascem”, ou fisiologicamente falando, onde elas se dividem em um processo de multiplicação celular –, uma célula antiga dá origem a uma nova célula. Essa camada é responsável pela constante renovação da pele.
Quais as 5 camadas da pele?
Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:
- Camada basal: Células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme. …
- Camada espinhosa: …
- Camada granulosa: …
- Camada lúcida: …
- Camada córnea: