Que são as dorsais oceânicas?
Dorsal oceânica (também chamada dorsal submarina ou dorsal meso-oceânica) é o nome dado a grandes cadeias de montanhas submersas no oceano. Estas cadeias originaram-se do afastamento das placas tectônicas e formam o maior agrupamento de montanhas do mundo, chegando a 65.000 quilômetros de extensão.
Como é formada uma dorsal oceânica?
Uma dorsal oceânica forma-se a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas, gerando uma área de elevação magmática e de produção de rochas. Uma dorsal oceânica é uma espécie de forma de relevo submarino que se forma a partir do processo de afastamento entre duas placas tectônicas.
Onde se localiza a dorsal oceânica?
As dorsais oceânicas são grandes elevações submarinas situadas na parte central dos oceanos da Terra. Apresentam uma altura média de 2 000 a 3 000 metros acima dos fundos oceânicos circundantes e um sulco central, um rifte, por onde são continuamente emitidas lavas provenientes do manto sublitosférico.
O que é a dorsal ou cadeia meso oceânica onde podemos encontrar um exemplo?
A Cadeia Dorsal Mesoatlântica é cordilheira submarina que se estende sob o oceano Atlântico e o oceano Ártico, desde a latitude 54ºS até latitude 87ºN, na ilha subantártica de Bouvet, latitude 54ºS.
Qual a importância de se estudar a dorsal oceânica?
As dorsais oceânicas representam as elevações do relevo submarino ocasionadas pela influência do tectonismo em zonas de afastamento. … As áreas onde se formam as dorsais oceânicas são, obviamente, geologicamente mais jovens e constituem os pontos de renovação das rochas, uma vez que o magma se solidifica nessas áreas.
O que é a parte dorsal?
ANATOMIA relativo à parte superior ou posterior de certos órgãos (língua, mão, etc.)
Como a formação da dorsal Atlântica foi formada e continua a crescer?
A formação das dorsais oceânicas está ligada à expulsão do magma existente no manto terrestre a partir das fraturas originadas pelo afastamento entre as placas tectônicas, de modo que o magma rapidamente se transforma em rochas ígneas.
Como se formam as fossas oceânicas?
As fossas se formam nas chamadas zonas de subducção, trechos da crosta terrestre onde as placas tectônicas convergem, colidem, e uma delas, a de maior densidade penetra embaixo da outra de menor densidade. Como resultado forma–se uma grande depressão no solo submarino.
O que são as cadeias meso-oceânicas?
cadeia meso. Elevações topográficas do fundo do mar com um rift valley central que se estende no meio dos oceanos (Oceano Atlântico, Oceano Índico,..) ao longo das bordas de duas placas divergentes onde está se formando crosta oceânica. As cadeias meso-oceânicas tem mais de 50.000 km de extensão.
Qual a diferença entre dorsal submarina e fossas marítimas?
As dorsais oceânicas representam as elevações do relevo submarino ocasionadas pela influência do tectonismo em zonas de afastamento. … Por isso, em algumas localidades, formam-se elevações muito íngremes e até fossas oceânicas, onde a profundidade é maior e a pressão da água alcança valores muito elevados.
Qual é a parte dorsal do corpo?
O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.
Onde é a parte dorsal?
Relativo às costas ou à parte posterior do corpo humano (ex.: região dorsal). 3. [ Anatomia ] Relativo às doze vértebras situadas no meio das costas, entre as cervicais e as lombares.
Como se formou a dorsal do Atlântico?
A formação das dorsais oceânicas está ligada à expulsão do magma existente no manto terrestre a partir das fraturas originadas pelo afastamento entre as placas tectônicas, de modo que o magma rapidamente se transforma em rochas ígneas.
O que levou o Oceano Atlântico a se formar?
A formação do Oceano Atlântico está relacionada com o fraturamento e dispersão da Pangea, o supercontinente que existia na superfície da Terra há cerca de 250 Ma, no assim chamado Período Permiano, e reunia todas as massas continentais.