Que quer dizer dizer Tu?
Significado de Tu pronome Designa a pessoa a quem se fala e/ou se escreve; podendo funcionar como sujeito (tu és linda) ou como predicativo (o autor do livro és tu). [Gramática] Segunda Pessoa do Singular.
Quando se usa Tu?
Embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, tu pertence à 2. ª e você pertence à 3. ª pessoa gramatical, exigindo as formas verbais e os pronomes respectivos. Mas o rumo evolutivo da língua aponta a supremacia absoluta do você e a retirada de cena de tu/vós.
Qual é mais formal Tu ou você?
Não é difícil perceber entre Tu ou você, qual é o mais formal, principalmente pela conjugação verbal que acompanha. O verbo conjugado na segunda pessoa que concordará com o Tu, é mais formal. O Você, concordando com o verbo conjugado na terceira pessoa deixa o texto ou a conversa com o ar bem menos formal.
Qual é a classificação da palavra você?
Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.
Qual a diferença entre você e tu?
O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.
Pode ser substituída pela palavra tu?
Pronome é o termo que substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o às três pessoas do discurso – tanto no singular (eu, tu, ele/ela), quanto no plural (nós, vós, eles/elas).
Quem usa tu?
Como é a preferência por “tu” e “você” pelo Brasil Belém: “tu” conjugado na segunda pessoa. Maranhão: “tu” conjugado na segunda pessoa. Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais: não falam tu, mas “você”. Demais estados: Usam tanto “tu” como “você”.
Quando se usa o pronome você?
O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ª, quer a 3. ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.
Como conjugar o verbo tu?
Indicativo
- Presente. eutenho. tutens. eletem. nóstemos. …
- Pretérito Imperfeito. eutinha. tutinhas. eletinha. nóstínhamos. …
- Pretérito Perfeito. eutive. tutiveste. eleteve. nóstivemos. …
- Pretérito Mais-que-perfeito. eutivera. tutiveras. eletivera. …
- Futuro do Presente. euterei. tuterás. eleterá …
- Futuro do Pretérito. euteria. tuterias. eleteria.
É falta de educação falar tu?
Ou seja, gramaticalmente, é incorrecto dizer “tu é” assim como “você és”, mesmo que em certos lugares do Brasil já seja comum usar-se o “tu” com o verbo na 3ª pessoa. Os pronomes de tratamento podem ser informais, como o “você”, mas podem ser bastante formais, como é o caso dos pronomes de reverência.
Que tipo de pronome E você?
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas).
Qual é o verbo de você?
“Você” é um pronome de tratamento. Ao contrário dele, “eu”, “tu” e “ele” são pronomes pessoais. Para conjugar os verbos usando o “você” basta copiar a conjugação da terceira pessoa do singular (ele/ela). Por exemplo: “você fecha os olhos”(presente do indicativo).
O que significa eu e tu tu e eu?
A primeira pessoa (eu), associada a outras pessoas (tu, ele, etc.) … Situação idêntica acontece com o pronome “tu”, que também deve ser anteposto aos outros: tu e ele = vós (2. ª pessoa).
Qual o correto tu és ou tu é?
“Tu és” e “Você é” tem o mesmo significado, porém, “Tu és” faz parte do “pronome pessoal”, sendo assim a gramática correta, porém os brasileiros usam “Você é” na maioria das vezes para falar “tu és“, sendo assim não tem diferença.