Quando usar ato e Ito?
Os cátions formados de não-metais têm a terminação -io. é o íon cloreto. Os ânions poliatômicos (com muitos átomos) que contêm oxigênio (oxiânions) têm a terminação –ato ou –ito. (Aquele com mais oxigênio é chamado –ato.)
Quando utilizamos terminações Oso e ICO?
Oxiácidos Todos os ácidos acima terminam em ICO. Eles servem como referência para dar nome aos demais oxiácidos. Se diminuirmos o número de oxigênio destes ácidos, utilizamos a terminação OSO.
Onde é usado o ácido carbônico?
O ácido carbônico ou carbónico é um composto químico de fórmula H2CO3. Considerado como um ácido fraco, ocorre no meio ambiente e é encontrado também na chuva, em refrigerantes, bebidas e no sangue.
Como se reconhece um ácido de acordo com a fórmula?
Com base na definição de Arrhenius, a fórmula dos ácidos apresenta um padrão característico, que é HyX. Dessa forma, o que diferencia um ácido de outro, em relação às suas fórmulas, é o tipo de ânion (X) e a quantidade de hidrogênios (y).
Quais os critérios aplicados para nomear um sal inorgânico?
Em virtude dessa definição e origem, a classificação dos sais é realizada de acordo com a natureza ou tipo de íons que os contituem. Dessa forma, os sais inorgânicos são classificados em neutros, ácidos (hidrogenossal), básicos (hidroxissal), duplos (mistos), hidratados e alúmens.
Quais são as aplicações dos sais?
Veja a lista de alguns sais que possuem aplicações relevantes na medicina:
- Bicarbonato de sódio (NaHCO3) – Antiácido;
- Carbonato de amônio (NH4)2CO3 – Expectorante;
- Carbonato de lítio (Li 2CO3 ) – Antidepressivo;
- Cloreto de amônio (NH 4Cl) – Acidificante do tubo digestivo;
- Cloreto de sódio (NaCl) – Soro fisiológico;
Por que se usa o final ICO ou OSO no nome de algumas bases?
Na regra de nomenclatura usual para as bases, o termo oso será utilizado para o caso de a base apresentar o cátion de menor carga, e o termo ico será utilizado para o caso de cátion de maior carga. Exemplo: Hidróxido de ferro II [Fe(OH)2] e Hidróxido de ferro III [Fe(OH)3].
Qual é a terminação de um hidrácido?
Os nomes dos hidrácidos são formados acrescentando-se a terminação ídrico às primeiras letras do nome do elemento químico.
Onde é encontrado o ácido carbônico?
O ácido carbônico aparece com freqüência no mundo natural. Ele pode ser encontrado em refrigerantes, champanhe e sangue. O ácido aparece até na chuva. Durante a fabricação do refrigerante, o dióxido de carbono é dissolvido na água.
Em que é usado o ácido sulfídrico?
É utilizado na produção de ácido sulfúrico e outros compostos sulfurosos, pesticidas, sulfetos inorgânicos, em vários segmentos da indústria do petróleo como perfuração de poços, produção de óleo e gás, refino e destilação, em análises químicas e como agente redutor em purificações de ácido sulfúrico e ácido clorídrico …
Como se identifica o ácido?
Um ácido ou uma base podem ser identificados, desde que em solução, por meio da utilização de um equipamento denominado ph-metro. O ph-metro é um equipamento capaz de aferir o valor do pH da solução analisada. A partir desse valor, é possível determinar a característica da solução (se ácida, básica ou neutra).
Qual é a fórmula de um ácido?
Nomenclatura dos Ânions
Classificação | Sufixo do ácido | Exemplo |
---|---|---|
Hidrácido | -ídrico | HCl → H+ + Cl-ácido clorídrico ânion cloretoH2S → 2 H+ + S2-ácido sulfídrico ânion sulfeto |
Oxiácido | -ico | H2SO4 → 2 H+ + SO42-ácido sulfúrico ânion sulfatoHNO3 → H+ + NO3-ácido nítrico ânion nitrato |
-oso | -ito |
28 de jul. de 2021
Como podemos definir um sal inorgânico?
O que são sais inorgânicos? Trata-se de compostos iônicos formados por cátions e ânions que apresentam inúmeras aplicações. Sais inorgânicos são formados pela associação iônica de pelo menos um cátion (formado por metal qualquer ou pelo amônio) e um ânion (simples ou composto).
O que é um sal inorgânico?
Os sais são obtidos a partir da reação química entre um ácido (orgânico ou inorgânico) e uma base. Essa reação recebe o nome de neutralização, e além do sal, tem-se a formação de água. Esses compostos são sólidos em temperatura ambiente, e apresentam elevados pontos de fusão e ebulição.