Qual sinal indica meningite?


Elizabeth Montano08Oct2025

A meningite é uma síndrome na qual, em geral, o quadro clínico é grave e caracteriza-se por febre, cefaléia intensa, náusea, vômito, rigidez de nuca, prostração e confusão mental, sinais de irritação meníngea, acompanhados de alterações do líquido cefalorraquidiano (LCR).





O que significa Kernig?

Sinal indicativo de meningite e que consiste no despertar de uma contractura dolorosa da região lombar, quando se faz a flexão da coxa sobre a bacia com a perna em extensão.

Como fazer o teste de rigidez de nuca?

A rigidez de nuca pode ser testada através da incapacidade do paciente em realizar a flexão do pescoço ou quando este apresenta flexão do joelho ou quadril em resposta ao movimento forçado do pescoço (sinal de Brudzinski).



O que causa irritação meníngea?

As principais etiologias associadas ao meningismo são: Infecção; Inflamação; Hemorragia subaracnoidea (HSA);

O que o sinal de Lasegue indica?

Sinal de Lasegue: últil na diferenciação de dores provenientes do quadril. Consiste na elevação do membro afetado estendido com o paciente deitado. O teste é positivo quando há dor e parestesias na distribuição da dor.



O que é sinal de Kernig e brudzinski?

Os sinais de Kernig, Brudzinski e de Lasègue são sinais que o corpo dá quando são realizados determinados movimentos, que permitem detetar uma meningite e, por isso, são utilizados por profissionais de saúde para auxiliar no diagnóstico da doença.

O que é o sinal de Murphy?

5. Sinal de Murphy. O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.





Como é realizado o teste de Brudzinski e Kernig?

Figura 3 – Para examinar o sinal de Kernig, é preciso flexionar a coxa e o joelho. Na presença de irritação meníngea, a extensão passiva da perna produz dor. Figura 4 – O sinal de Brudzinski é positivo quando a flexão passiva do pescoço resulta na flexão espontânea dos quadris e dos joelhos.

Como é realizado o teste de brudzinski?

Sinal de Brudzinski O examinador coloca uma das mãos abaixo da cabeça do paciente e flexiona o pescoço; uma flexão espontânea dos quadris e joelhos bilateralmente indica sinal positivo.



Quais os sinais de irritação meníngea?

Já a presença de febre, vômitos, rebaixamento do nível de consciência, fotofobia e irritabilidade podem nos demonstrar um caso de meningite quando em pre- sença da irritação meníngea.

Quais são os sinais de irritação meníngea?

A meningite caracteriza-se por uma inflamação grave das meninges, que são membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas, levando ao surgimento de sintomas como dor de cabeça intensa, febre, náuseas e rigidez do pescoço.





Quando o teste de Lasègue é positivo?

Teste é considerado positivo se o paciente sentir dor no trajeto do nervo. –Teste de Lasègue Contralateral: A presença de dor a elevação do membro contralateral com o teste de Lasègue sugere lesão central volumosa no canal medular, geralmente hérnias mediolaterais extrusas.

Quando o Lasègue é positivo?

Sinal de Lasegue: últil na diferenciação de dores provenientes do quadril. Consiste na elevação do membro afetado estendido com o paciente deitado. O teste é positivo quando há dor e parestesias na distribuição da dor.



O que é sinal de brudzinski?

Josef Brudzinski, pediatra polonês, descreveu este sinal como sendo a flexão de ambas as pernas e coxas em resposta a flexão passiva do pescoço. O examinador coloca uma das mãos abaixo da cabeça do paciente e flexiona o pescoço; uma flexão espontânea dos quadris e joelhos bilateralmente indica sinal positivo.











Subscribr Now

Get All New Job Notification