Qual o objetivo da Lista Vermelha?


Rodney Rudon01Aug2025

Criada em 1964 pela União Internacional para a Conservação da Natureza e Recursos Naturais (IUCN, na sigla em inglês), a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas de Extinção consiste num inventário que avalia o estado de conservação global de espécies de plantas, animais e fungos de todo o mundo.





Quais são as categorias de ameaça da IUCN?

  • EM PERIGO (EN)
  • VULNERÁVEL (VU)
  • QUASE AMEAÇADO (NT)
  • MENOS PREOCUPANTE (LC)
  • DADOS INSUFICIENTES (DD)

Qual é o principal motivo que leva à necessidade de se elaborar listas de Espécies Ameaçadas?

A Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional Para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), criada em 1964, tem como objetivo prover informações a respeito da conservação dos seres vivos do planeta.



O que significa dizer que a espécies se enquadra no status de ameaçada na lista vermelha da IUCN?

Quando se usa o termo “Ameaçado” na Lista Vermelha da IUCN, isso significa que a espécie se enquadra em uma das três categorias abaixo: Criticamente em Perigo, ou Em Perigo, ou Vulnerável. … Este é o segundo estado de conservação mais grave para as espécies na natureza.

O que a Lista Vermelha viabiliza?

A lista viabiliza a elaboração de metas, ações e legislações com o objetivo de garantir a existência destas espécies e é uma das ferramentas utilizadas para definicao de estratégias para conservação da biodiversidade.



Quais animais estão na Lista Vermelha?

Orangotango de Bornéo e Sumatra – Os de Sumatra estão criticamente em perigo e os de Bornéo, sob risco. Cerca de 7.300 Orangotangos de Sumatra são selvagens. As duas espécies estão ameaçadas. Corais e Algas – Três espécies de corais de Galápagos estão entrando na Lista Vermelha pela primeira vez.

Como é o sistema de classificação para as áreas protegidas do IUCN?

No sistema de classificação adoptado pela IUCN, as áreas protegidas são agrupadas em seis categorias distintas (designadas de I a VI) de acordo com as suas características e com os objectivos de gestão determinados para cada uma delas. A Categoria I, referente às reservas naturais, é subdividida em duas sub-categorias.





Quais são as principais ameaças contra a biodiversidade?

Quais as principais ameaças à biodiversidade? A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção.

Quais os motivos que levam os animais em extinção?

A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.



Por que os animais correm risco de extinção?

Tráfico de animais, queimadas, desmatamento, transformação de áreas úmidas e florestas em áreas agrícolas e urbanas, poluição e caça predatória são os principais motivos que levam o Brasil a ter altos números de animais em extinção.

O que significa dizer que uma espécie está ameaçada de extinção?

Os animais em extinção pertencem ao grupo de todas as espécies que estão em risco de serem extintas do planeta Terra, seja devido as intensas mudanças climáticas em seus biomas ou por causa do consumo e caça predatória por parte dos seres humanos.





Quais são os animais da Lista Vermelha?

Begônia de Penang – A begônia de caule macio é a única da lista desse ano que entrou em extinção. Peixe Cardeal de Banggai – Na liste de espécies sob risco pela primeira vez. O peixe indonésio listrado também vale ouro. Periquito das Ilhas Mauricio – Espécie passou de criticamente em perigo para sob risco.

Porque uma Lista Vermelha na Bahia?

“A Bahia agora completa sua lista vermelha, instrumento essencial para o planejamento das ações de proteção à flora e à fauna no estado. … A lista vermelha resulta da avaliação de 1.255 espécies da flora consideradas raras, endêmicas ou sob ameaça de extinção no território estadual.



Quais as consequências que a extinção pode trazer?

As principais consequências da extinção de espécies são a perda de biodiversidade, a redução do fundo genético global do planeta, a diminuição do número de recursos naturais e de variedade alimentar, a redução da capacidade de autorregulação dos ecossistemas e a aceleração da extinção de outras espécies, já que nenhuma …











Subscribr Now

Get All New Job Notification