Qual o objetivo da Lei n 13260?


Jennifer Whitlock15May2025

13.260/2016, regulamentou o disposto no inciso XLIII do art. 5º da Constituição Federal, disciplinando detalhadamente os crimes de terrorismo, tratando de disposições investigatórias e processuais e formulando o conceito de organização terrorista.





Qual é a lei do terrorismo?

Entre elas, apoiar ou fundar grupo terrorista, dar abrigo a quem praticou ou esteja em vias de praticar ato terrorista, e fazer apologia do crime de terrorismo. O Projeto de Lei 149/03 foi aprovado na forma de um substitutivo, elaborado pelo relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP).

Como é conhecida a Lei 13260 2016?

LEI Nº 13.260, DE 16 DE MARÇO DE 2016. 5º da Constituição Federal, disciplinando o terrorismo, tratando de disposições investigatórias e processuais e reformulando o conceito de organização terrorista; e altera as Leis n º 7.960, de 21 de dezembro de 1989, e 12.850, de 2 de agosto de 2013.



Como a lei brasileira descreve um ato de terrorismo?

“Devastar, saquear, extorquir, roubar, seqüestrar, manter em cárcere privado, incendiar, depredar, provocar explosão, praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas clandestinas ou subversivas.”

O que é um terrorista?

Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo o restante da população do …



Como é conhecida a lei 13.810 2019 que define a indisponibilidade de ativos de pessoas ligadas ao terrorismo conforme lista do Conselho de Segurança da ONU?

A lei13.810/2019 foi promulgada no dia 8 de março de 2019, com a finalidade de dar maior celeridade ao cumprimento das determinações da ONU no Brasil, e trata do cumprimento das sanções impostas pelas resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, dentre as quais estão a indisponibilidade de

O que é o artigo 20?

Art. 20 – Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atua, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, nas circunstâncias, não era razoável exigir-se.





Qual é o objetivo de um terrorista?

A intenção mais comum do terrorismo é causar um estado de medo na população ou em setores específicos da população, com o objetivo de provocar num inimigo (ou seu governo) uma mudança de comportamento.

Qual é o objetivo de uma lei?

Em uma sociedade, a função das leis é controlar os comportamentos e ações dos indivíduos de acordo com os princípios daquela sociedade. No âmbito do Direito, a lei é uma regra tornada obrigatória pela força coercitiva do poder legislativo ou de autoridade legítima, que constitui os direitos e deveres numa comunidade.



O que são atos de terrorismo?

Terrorismo é o uso de violência, física ou psicológica, por meio de ataques localizados a elementos ou instalações de um governo ou da população governada, de modo a incutir medo, pânico e, assim, obter efeitos psicológicos que ultrapassem largamente o círculo das vítimas, incluindo o restante da população do …

O que configura terrorismo?

“Devastar, saquear, extorquir, roubar, sequestrar, manter em cárcere privado, incendiar, depredar, provocar explosão, praticar atentado pessoal ou atos de terrorismo, por inconformismo político ou para obtenção de fundos destinados à manutenção de organizações políticas e clandestinas ou subversivas: Pena: reclusão, de …





Qual é a diferença entre terrorismo e guerrilha?

Os grupos terroristas costumam atuar em contexto onde não há um conflito formalizado e atingem pessoas que não tem relação direta com os inimigos dos terroristas. Por outro lado, as guerrilhas aparecem em situações de conflito ou instabilidade presentes.

Qual é a origem do termo terrorismo?

A palavra terrorismo apareceu pela primeira vez no escrito Letters on a Regicide Peace (Cartas sobre uma paz regicida), do filósofo irlandês Edmund Burke. Nesse escrito, Burke critica o período da Revolução Francesa conhecido como “Terror”, ou seja, o período em que os jacobinos estiveram no poder – de 1792 a 1794.



Como é conhecida a Lei 13.810 2019?

O que diz a nova lei de combate ao terrorismo? Sancionada pelo governo em 9 de março de 2019, a Lei 13.810/2019 acelera o bloqueio de bens e ativos de pessoas e empresas investigadas ou acusadas de terrorismo.











Subscribr Now

Get All New Job Notification