Qual o destino de Úrsula?


Catrina Thrash06Aug2025

Ao final, enlouquecido de ciúmes, o vilão mata Tancredo na própria noite do casamento deste com Úrsula, o que provoca a loucura, o posterior falecimento da heroína e o inconsolável remorso que também leva o tio à morte, não sem antes passar pela libertação de seus escravos e pela reclusão num convento.





Quem era Tancredo Úrsula?

A história de Úrsula A princípio, o livro parece ser mais um com o típico triângulo amoroso entre Úrsula (a jovem humilde e desamparada), Tancredo (o homem afortunado e bem apessoado) e o tio de Úrsula (o vilão sem escrúpulos).

Por que ler Úrsula?

Úrsula é considerado um dos primeiros romances abolicionistas e o primeiro escrito por mulher na literatura brasileira. Nele, Maria Firmina consegue pegar um típico enredo e recheá-lo de críticas e análises sociais, fazendo isso do ponto de vista negro e feminino.



Que temas são abordados no romance Úrsula?

Seu livro Úrsula denuncia a condição das mulheres e do negro na sociedade do século XIX, demonstrando uma nova ótica no tratamento dado à questão de caracterização do africano sequestrado pelos colonizadores, em uma época de teorias de “superioridades raciais” e preconceito.

O que acontece com Úrsula de Salve-se quem puder?

Reta final da novela “Salvese Quem Puder“: Úrsula (Aline Dias) terá uma overdose e será achada inconsciente após levar um fora de Téo (Felipe Simas).



Qual o final de Úrsula em Salve-se quem puder?

No final de Salvese Quem Puder, Úrsula (Aline Dias) vai superar Téo (Felipe Simas) e engatará um romance com um ex-vilão da novela das sete da Globo: Gael (Cirillo Luna). Malvado no começo da trama, o irmão de Bruno (Marcos Pitombo) terminará como o “prêmio de consolação” da funcionária do Empório Delícia.

É considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil?

Publicado em 1859 pela maranhense Maria Firmina dos Reis, Úrsula (Antofágica, 312 pp, R$ 79,90) é apontado como o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher. Um dos expoentes do romantismo brasileiro, a obra vem sendo resgatada de um período de mais de um século de apagamento no meio literário.





Como o escravo é retratado no romance?

O jovem escravo é parâmetro moral da bondade, da elevação humana diante dos infortúnios que o cometem. Suas atitudes, no plano da narrativa, evidenciam não um processo de branqueamento moral, mas a dignidade de um ser humano elevado, superior aos mandos e desmandos determinados pelo escravismo.

Quando se passa o livro Úrsula?

1859
Em “Úrsula”, a princípio, vemos uma típica história de romance entre uma moçoila e um rapaz, com direito a todos os intricados vocábulos e diálogos da época. A obra, afinal, origina-se de 1859, uma época em que o Brasil, apesar de já ser império, ainda permeava as crueldades da escravidão inteiramente legal.



O que difere um romance policial de um romance comum?

Romance policial é um gênero literário que se caracteriza, em termos de sua estrutura narrativa, pela presença do crime, da investigação e da revelação do malfeitor.

Qual escritor iniciou esse período com o romance Úrsula onde denuncia os horrores da escravidão africana e o desejo da Abolição e liberdade dos negros?

Resumo: O romance Úrsula, escrito por Maria Firmina dos Reis, em 1859, cerca de 29 anos antes da abolição da escravatura no Brasil, é o primeiro romance de temá- tica abolicionista da literatura brasileira.





O que a Úrsula da novela tem?

Úrsula é namorada de Téo (Felipe Simas) em Salve-se Quem Puder. Ciumenta e insegura, a personagem de Aline Dias sofre crises de ansiedade, já tendo sido internada, inclusive, e sente pânico ao imaginar que o namorado pode abandoná-la.

Quem fica com quem em Salve-se quem puder?

Casamento de Alexia no final de ‘Salvese Quem Puder‘ Quem irá subir ao altar é Alexia em cerimônia que contará com a presença da galinha Filipa, que levará as alianças, que se tornará ainda estrela de novelas e dará entrevista ao “Encontro”.



Qual foi considerado o primeiro romance brasileiro?

O Filho do Pescador
Em 1843 foi publicado “O Filho do Pescador”, de Teixeira e Sousa, que alguns estudiosos chegaram a apontar como o primeiro romance brasileiro.











Subscribr Now

Get All New Job Notification