Qual o conceito de autopoiese?


Catrina Thrash10Jul2025

A teoria autopoiética tem como idéia básica um sistema organizado auto-suficiente. Este sistema produz e recicla seus próprios componentes diferenciando-se do meio exterior. O termo Autopoiese foi criado pelos biólogos chilenos Humberto Maturana e Francisco Varela.





O que significa Alopoiese no direito?

Numa posição diametralmente oposta, temos o conceito de alopoiese. Derivada do grego alo (‘um outro’, ‘diferente’) e poiesis (‘criação’, ‘produção’), a palavra, como bem define Marcelo Neves, “designa a (re)produção do sistema por critérios e códigos do seu meio-ambiente.

O que é a vida a autopoiese de Maturana e Varela?

Autopoiese Poiesis é um termo grego que significa produção. Autopoiese quer dizer autoprodução. A palavra surgiu pela primeira vez na literatura internacional em 1974, num artigo publicado por Varela, Maturana e Uribe, para definir os seres vivos como sistemas que produzem continuamente a si mesmos.



O que é direito para Luhmann?

Luhmann observa que o direito é um sistema que opera ligado à observação. Pela diferenciação entre sistema e meio, o sistema se reproduz com suas próprias estruturas. Luhmann, adepto de uma teoria particularmente própria do pensamento sistêmico, teorizou a sociedade como um sistema autopoiético.

O que é autopoiese na psicologia?

Assim, a autopoiese é a denominação desse modo de organização dos seres vivos, que se distinguem de outros por sua capacidade de se autoproduzirem (Maturana & Varela, 1997). Embora os sistemas vivos sejam autoproduzidos, eles não são sistemas isolados; pelo contrário, são marcados pela abertura e interação com o mundo.



Qual a implicação da autopoiese para a nossa concepção de vida no planeta?

Em outras palavras, tudo que está vivo é autopoietico. Isto significa que o fenômeno da vida em nosso planeta pode ser explicado como se fosse um sistema de moléculas que se transforma de maneira cíclica a partir do próprio mecanismo interno do sistema.

O que é a teoria da autopoiese?

Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto “próprio”, poiesis “criação”) é um termo criado na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios.





Como ocorre a legitimação do direito enquanto subsistema autopoiético?

A autopoiese do sistema jurídico, portanto, é evidenciada pelo fato de o Direito produzir o próprio Direito, ou seja, as normas jurídicas são produzidas através de outras normas jurídicas (“recursividade operativa”).

O que seria a sociologia jurídica desde o pensamento de Niklas Luhmann?

A sociologia luhmanniana parte da afirmação de que o Direito é um sistema parcial do sistema da sociedade. Nesse sentido, Luhmann afirma que todos os sistemas são importantes, e, portanto, inexiste hierarquia entre eles.



O que é Maturana?

Humberto Maturana foi um neurobiólogo, filósofo, escritor, vencedor do Prêmio Nacional de Ciência do Chile (1994) e criador de teorias que se tornaram referências, como a Biologia do Conhecer e a Biologia do Amar. … Estudou Medicina no Chile e Biologia na Inglaterra e Estados Unidos.

Porque Maturana diz que vivemos uma sociabilidade patológica?

No entanto, a cultura patriarcal subverteu essa dinâmica da vida e, assim, vivemos uma sociabilidade patológica nesse sentido, uma vez que ela privilegia uma ínfima minoria da espécie humana em detrimento de um enorme contingente de indivíduos.





Qual a função da Constituição em um sistema jurídico autopoiético?

E é a Constituição o acoplamento estrutural entre Direito e Política. Com isso, Luhmann assevera que a Constituição possibilita soluções jurídicas aos problemas de autorreferência do sistema político e, por sua vez, soluções políticas aos problemas de autorreferência do sistema jurídico (LUHMANN, 2007a).

Qual o objetivo da teoria dos sistemas aplicada ao Direito?

Em primeiro lugar, a teoria sistêmica acrescenta, no mínimo, um aspecto novo à sociologia do direito, quando analisa a forma como o sistema jurídico cria realidades descortinadas pelo código lícito e ilícito com efeitos sensíveis nas comunicações dos indivíduos, ou seja, nas relações sociais.



Como é construído o pensamento de Niklas Luhmann sobre sua relação com o Direito?

Luhmann formula essa concepção da seguinte maneira: o sistema legal é aberto porque é fechado e é fechado porque é aberto. Não se trata de um simples jogo de palavras. O autor, com esse paradoxo, quer expressar a forma particular do relacionamento entre o sistema legal e o ambiente societário.











Subscribr Now

Get All New Job Notification